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Letramentos para o habitar a educação OnLIFE: a formação de professores-pesquisadores da pós-graduação

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Autor Andrade, Fabrício Dias de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0053788929897230;
Orientador Schlemmer, Eliane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5391034042353187;
Co-orientador Kersch, Dorotea Frank;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/4951080302973564;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Letramentos para o habitar a educação OnLIFE: a formação de professores-pesquisadores da pós-graduação;
Resumo A presente tese de doutorado em Linguística Aplicada, intitulada de LETRAMENTOS PARA O HABITAR A EDUCAÇÃO OnLIFE: a formação de professores-pesquisadores da pós-graduação, é desenvolvida no contexto da linha de pesquisa Linguagem e Práticas Escolares e está vinculada a pesquisa O URBANO E O PÓS-URBANO COMO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: formação de professores e pesquisadores na cultura híbrida e multimodal. O problema que dá origem à tese emergiu ao habitar o território da pesquisa e busca compreender de que forma a vivência e a experiência de uma prática pedagógica inventiva pode contribuir para o desenvolvimento de letramentos do professor da pós-graduação no e para o local de trabalho. A partir da apropriação do método cartográfico de pesquisa-intervenção (KASTRUP, 2007, 2008; PASSOS, KASTRUP e ESCÓSSIA, 2009; PASSOS, KASTRUP e TEDESCO, 2014), o objetivo principal da investigação consistiu em analisar, através da linguagem, os letramentos que emergem e são desenvolvidos por professores-pesquisadores de mestrado e doutorado participantes de um curso de Especialização ofertado por uma universidade comunitária da região Sul do Brasil que, a partir da perspectiva da cocriação, visa a desenhar e conceber a Educação OnLIFE na pós-graduação. Trata-se de uma formação a partir de um desenho curricular diferenciado, organizado e desenvolvido a partir de Cinco Dimensões da Formação Docente (5DsFD) (SCHLEMMER, 2019), as quais são associadas um conjunto de competências. A formação, diante desse currículo, é desenvolvida a partir de um processo que implica habitar, acompanhar e avaliar constantemente o percurso formativo desenvolvido pelos participantes. Para tanto, habitamos diferentes tecnologias e plataformas digitais (Facebook, WhatsApp e Microsoft Teams), a fim de compreender os rastros deixados por cinco professores que experienciaram o percurso da Prática Pedagógica Simpoiética, Inventiva, Gamificada e ONline/OnLIFE (SaIGOn) Novas Aventuras de Dom Quixote (OLIVEIRA, ANDRADE e SCHLEMMER, 2022) e que, posteriormente, conceberam as suas próprias práticas inventivas. Diante à análise, foi possível identificar como e de que forma foram desenvolvidos os letramentos dos participantes ao longo do processo de vivência e experiência inventiva/formativa pelo qual passaram, cumprindo com o objetivo da investigação, em que se destacam: i) os multiletramentos, visto a apropriação de tecnologias digitais e as diferentes formas de produzir textos diante da multiplicidade multissemiótica presente em todos os territórios habitados; ii) o letramento linguístico, devido a necessidade de apropriação da(s) linguagem(ns) em diferentes esferas; iii) o letramento do professor e o letramento do professor no e para o local de trabalho, posto que a experiência adquirida articula diferentes habilidades e competências inerentes à sua prática dentro da instituição de ensino e, ainda, promove práticas pedagógicas/sociais que visam a melhoria das práticas e metodologias dos espaços formativos aos quais está inserido; iv) o letramento acadêmico, que envolve todos os conhecimentos adquiridos no seu processo de ensino e de aprendizagem e a produção e sistematização deles por meio da educação formal que acontece na universidade e; v) o letramento científico, observado a partir da compreensão e apropriação de conceitos científicos por parte dos professores durante o curso, possibilitando-os identificar e interpretar novas práticas científicas e relacioná-las às suas pesquisas e áreas do conhecimento. No que tange ao exposto, a investigação corrobora com os estudos da área da Linguística Aplicada, uma vez que, pelo viés da cartografia e da linguagem, tece reflexões e interconexões entre às áreas dos estudos de letramento, apropriação de tecnologias digitais e práticas pedagógicas inventivas no contexto da formação de professores do Ensino Superior. A pesquisa, por fim, justifica e evidencia que sejam desenvolvidas e oportunizadas práticas pedagógicas inovadoras no e para o local de trabalho do professor-pesquisador da pós-graduação que vive diante de uma realidade cada vez mais hiperconectada, que resulta da hibridização do mundo biológico, do mundo físico e do mundo digital, provocada pela conectividade e digitalização crescente.;
Abstract La presente tesis doctoral en Lingüística Aplicada, titulada LETRAMIENTOS PARA EL HABITAR LA EDUCACIÓN OnLIFE: la formación de docentes-investigadores del posgrado, se desarrolla en el contexto de la línea de investigación Lenguaje y Prácticas Escolares y se vincula a la investigación EL URBANO Y EL POSURBANO COMO ESPACIOS DE APRENDIZAJE: formación de docentes e investigadores en la cultura híbrida y multimodal. El problema que da origen a la tesis surgió al habitar el territorio de la investigación y busca comprender cómo la vivencia y la experiencia de una práctica pedagógica inventiva puede contribuir al desarrollo de letramientos del docente del posgrado en y para el lugar de trabajo. A partir de la apropiación del método cartográfico de investigación-intervención (KASTRUP, 2007, 2008; PASSOS, KASTRUP y ESCÓSSIA, 2009; PASSOS, KASTRUP y TEDESCO, 2014), el objetivo principal de la investigación consistió en analizar, a través del lenguaje, los letramientos que surgen y son desarrollados por docentes-investigadores de maestría y doctorado que participan en un curso de especialización ofrecido por una universidad comunitaria en la Región Sur de Brasil que, desde la perspectiva de la co-creación, pretende diseñar y concebir la Educación OnLIFE en el posgrado. Es una formación fundamentada en un diseño curricular diferenciado, organizado y desarrollado en base a las Cinco Dimensiones de la Formación Docente (5DsFD) (SCHLEMMER, 2019), las cuales están asociadas un conjunto de competencias. La formación, a la luz de este currículo, se desarrolla a partir de un proceso que implica habitar, monitorear y evaluar constantemente el camino formativo desarrollado por los participantes. Para esto, habitamos diferentes tecnologías y plataformas digitales (Facebook, WhatsApp y Microsoft Teams), con el fin de comprender las huellas dejadas por cinco docentes que vivieron el curso de la Práctica Pedagógica Simpoiética, Inventiva, Gamificada y ONline/OnLIFE (SaIGOn) Nuevas aventuras de Don Quijote (OLIVEIRA, ANDRADE y SCHLEMMER, 2022) y que, posteriormente, concibieron sus propias prácticas inventivas. En vista del análisis, fue posible identificar cómo y de qué forma se desarrollaron los letramientos de los participantes a lo largo del proceso de vivencia y experiencia inventiva/formativa que atravesaron, cumpliendo con el objetivo de la investigación, de lo que se destacan los siguientes: i) los multiletramientos, dada la apropiación de tecnologías digitales y las diferentes formas de producir textos frente a la multiplicidad multisemiótica presente en todos los territorios habitados; ii) el letramiento lingüístico, por la necesidad de apropiarse de los lenguajes en diferentes ámbitos; iii) el letramiento del docente y el letramiento del docente en y para el local trabajo, ya que la experiencia adquirida articula diferentes habilidades y competencias inherentes a su ejercicio dentro de la institución de enseñanza y, además, promueve prácticas pedagógicas/sociales que apuntan a la mejora de las prácticas y metodologías de los espacios de formación en los que se inserta; iv) el letramiento académico, que involucra todos los conocimientos adquiridos en su proceso de enseñanza y de aprendizaje y su producción y sistematización por medio de la educación formal que se desarrolla en la universidad y; v) el letramiento científico, observada a partir de la comprensión y apropiación de conceptos científicos por parte de los profesores durante el curso, permitiéndoles identificar e interpretar nuevas prácticas científicas y relacionarlas con sus investigaciones y áreas del conocimiento. En relación con lo anterior, la investigación corrobora estudios en el área de Lingüística Aplicada, ya que, por intermedio de la cartografía y del lenguaje, teje reflexiones e interconexiones entre las áreas de los estudios de letramientos, apropiación de tecnologías digitales y prácticas pedagógicas inventivas en el contexto de la formación de profesores de Educación Superior. La investigación, finalmente, justifica y evidencia que sean desarrolladas y promovidas prácticas pedagógicas innovadoras en y para el lugar de trabajo del profesor-investigador del posgrado que vive en una realidad cada vez más hiperconectada, que resulta de la hibridación del mundo biológico, del mundo físico y del mundo digital, motivada por la conectividad y la digitalización creciente.; This PhD dissertation in Applied Linguistics, entitled LITERACIES FOR HABITTING ONLIFE EDUCATION: the training of postgraduate teacher-researchers, is developed in the context of the research line Language and School Practices and is linked to the research O URBANO E THE POST-URBAN SPACE AS LEARNING SPACES: training of teachers and researchers in hybrid and multimodal culture. The problem that gives rise to the dissertation emerged when inhabiting the territory of the research and seeks to understand how the experience of an inventive pedagogical practice can contribute to the development of postgraduate teacher literacy in and for the workplace. Based on the appropriation of the intervention-research cartographic method (KASTRUP, 2007, 2008; PASSOS, KASTRUP and ESCÓSSIA, 2009; PASSOS, KASTRUP and TEDESCO, 2014), the main objective of the investigation consisted of analyzing, through language, the literacies that emerge and are developed by teacher-researchers of master's and PhD degrees participating in a specialization course offered by a community university in the southern region of Brazil which, from the perspective of co-creation, aims to design and conceive OnLIFE Education in the postgraduate -graduation. It is training based on a differentiated curriculum design, organized and developed based on the Five Dimensions of Teacher Training (5DsFD) (SCHLEMMER, 2019), which are associated with a set of skills. Training, in view of this curriculum, is developed from a process that implies inhabiting, monitoring and constantly evaluating the training path developed by the participants. For that, we inhabit different technologies and digital platforms (Facebook, WhatsApp and Microsoft Teams), in order to understand the traces left by five teachers who experienced the course of Sympoietic, Inventive, Gamified and ONline/OnLIFE Pedagogical Practice (SaIGOn) Novas Aventuras de Dom Quixote (OLIVEIRA, ANDRADE and SCHLEMMER, 2022) and who subsequently conceived their own inventive practices. In view of the analysis, it was possible to identify how and in what way the literacies of the participants were developed throughout the process of living and inventive/training experience they went through, fulfilling the objective of the investigation, in which the following stand out: i) the multiliteracies, given the appropriation of digital technologies and the different ways of producing texts in the face of the multisemiotic multiplicity present in all inhabited territories; ii) linguistic literacy, due to the need to appropriate language(s) in different spheres; iii) the teacher's literacy and the teacher's literacy in and for the workplace, since the acquired experience articulates different skills and competences inherent to their practice within the teaching institution and, furthermore, promotes pedagogical/social practices that aim to improvement of practices and methodologies of the training spaces to which it is inserted; iv) academic literacy, which involves all the knowledge acquired in the teaching and learning process and their production and systematization through the formal education that takes place at the university and; v) scientific literacy, observed from the understanding and appropriation of scientific concepts by the professors during the course, enabling them to identify and interpret new scientific practices and relate them to their research and areas of knowledge. Regarding the data above, the investigation corroborates studies in the area of Applied Linguistics, since, through cartography and language, it weaves reflections and interconnections between the areas of literacy studies, appropriation of digital technologies and inventive pedagogical practices in the context of higher education teacher training. The research, finally, justifies and evidences that innovative pedagogical practices are developed and made possible in and for the postgraduate professor-researcher workplace who lives in an increasingly hyperconnected reality, which results from the hybridization of the biological world, of the physical world and the digital world, brought about by connectivity and increasing digitization.;
Palavras-chave Formação de professores da pós-graduação; Letramentos do professor; Letramentos do professor no local de trabalho; Educação OnLIFE; Cartografia; Prática pedagógica SaIGOn; Formación de docentes de posgrado; Letramientos del docente; Letramientos del docente en el lugar de trabajo; Educación OnLIFE; Cartografía; Práctica pedagógica SaIGOn; Graduate teacher training; Teacher literacies; Teacher literacies in the workplace; OnLIFE Education; Cartography; SaIGOn pedagogical practice;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Tese;
Data de defesa 2023-05-31;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12651;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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