RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Memórias e histórias: performances narrativas de mulheres acometidas pela doença de Alzheimer

Mostrar registro simples

Autor Louro, Katiuscia de Almeida Custodio;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1323403922118122;
Orientador Mira, Caio César Costa Ribeiro;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7281665889491787;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Memórias e histórias: performances narrativas de mulheres acometidas pela doença de Alzheimer;
Resumo A presente tese tem por objetivo investigar as performances narrativas de pessoas acometidas pela DA em situações de interação face a face, analisando o que esses empreendimentos demonstram em termos de construção identitária. Inserido no campo da Linguística Aplicada, este trabalho tem caráter qualitativo, fundamentalmente interpretativista, utilizando a abordagem de pesquisa narrativa na geração de dados em entrevistas abertas com três participantes acometidas pela DA. Alinhados a uma concepção socioconstrucionista, consideramos as narrativas conversacionais que emergem nas interações face a face como lócus da construção de quem somos e como um lugar privilegiado para que as pessoas acometidas pelas DA possam reafirmar seu self e construir suas identidades localmente. Aliando a concepção de narrativa coconstruída (OCHS; CAPPS, 2001) à noção de performance, segundo Goffman (1998) e Bauman (1986), buscamos identificar como se estruturam as narrativas orais, como as participantes manejam suas performances na interação e como constroem suas identidades por meio das narrativas. Assim, os construtos teóricos indexicalidade (SILVERSTEIN, 2003), footing (GOFFMAN, 1998) e as pistas de contextualização (GUMPERZ, 1998) explicitam a materialidade dos recursos expressivos de construção de sentidos mobilizados pelas participantes. Para tanto, nosso estudo fez a análise de cinco narrativas que emergiram nas interações gravadas com os participantes, em entrevistas abertas, ou seja, sem roteiro pré-definido, em suas residências, a fim de propiciar uma maior naturalidade à situação e maior conforto às participantes. Esta análise foi organizada a partir do modelo de lâminas de Biar, Orton e Bastos (2021), por meio das quais se podem verificar: i) a organização das narrativas atendendo às dimensões propostas por Ochs e Capps (2001); ii) o modo como as pessoas acometidas pela DA manejam suas performances na interação; iii) a maneira como as pessoas constroem suas identidades por meio da narrativa. Os resultados de nossas análises revelam que as narrativas das participantes acometidas pela DA apresentam dimensões observáveis, conforme proposto por Ochs e Capps (2001), que revelam o grau de sua participação na interação, ressaltando o papel imprescindível que a colaboração desempenha nesse contexto. Além disso, pode-se verificar que as participantes lançam mão de diferentes recursos semióticos, a fim de construir suas performances narrativas e, mais do que isso, a fim de ressignificar experiências e representar seu self para o interlocutor, apontando para construções identitárias as quais revelam seu papel social.;
Abstract This thesis aims to investigate the narrative performances of people affected by AD in situations of face-to-face interaction, analyzing what these undertakings demonstrate in terms of identity construction. Inserted in the field of Applied Linguistics, this work has a qualitative character, fundamentally interpretive, using the narrative research approach in the generation of data in open interviews with three participants affected by AD. Aligned to a socioconstructionist conception, we consider the conversational narratives that emerge in face-to-face interactions as the locus of construction of who we are and as a privileged place for people affected by AD to reaffirm themselves and build their identities locally. Combining the concept of co-constructed narrative (OCHS; CAPPS, 2001) with the notion of performance, according to Goffman (1998) and Bauman (1986), we seek to identify how oral narratives are structured, how participants manage their performances in interaction and how they build their identities by means of narratives. Thus, the theoretical constructs indexicality (SILVERSTEIN, 2003), footing (GOFFMAN, 1998) and contextualization clues (GUMPERZ, 1998) make explicit the materiality of the expressive resources for the construction of meanings mobilized by the participants. To this end, our study analyzed five narratives that emerged in the recorded interactions with the participants, in open interviews, that is, without a pre-defined script, in their homes, in order to provide a greater naturalness to the situation and greater comfort to the participants. This analysis was organized based on the model of slides by Biar, Orton and Bastos (2021), by which it is possible to verify: i) the organization of the narratives according to the dimensions proposed by Ochs and Capps (2001); ii) the way people affected by AD handle their performances in interaction; iii) the way people construct their identities by means of narrative. The results of our analysis reveal that the narratives of the participants affected by AD have observable dimensions, as proposed by Ochs and Capps (2001), which reveal the degree of their participation in the interaction, highlighting the essential role that collaboration plays in this context. In addition, it can be seen that the participants make use of different semiotic resources in order to build their narrative performances and, more than that, in order to re-signify experiences and represent themselves to the interlocutor, pointing to identity constructions which reveal their social role.;
Palavras-chave Doença de Alzheimer; Narrativas; Performance; Self; Alzheimer's disease; Narratives;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Tese;
Data de defesa 2023-07-14;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12659;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística