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A educação para o empreendedorismo na perspectiva da cognição socialmente situada : uma análise sobre ações de uma universidade

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metadataTrad.dc.contributor.author Ramos, Cláudia Felippe;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/3756959427933268;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Souza, Yeda Swirski de;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2454662413132139;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title A educação para o empreendedorismo na perspectiva da cognição socialmente situada : uma análise sobre ações de uma universidade;
metadataTrad.dc.description.resumo O campo do empreendedorismo apresenta-se como uma área de pesquisa dinâmica, multidisciplinar e com produção crescente, compreendendo desde os estudos sobre cognição empreendedora, até as estratégias para o desenvolvimento e a sustentabilidade das regiões. Nesse contexto os estudos sobre a educação para o empreendedorismo (EE) em universidades, apresentam-se como uma forma de desenvolvimento do comportamento empreendedor referindo-se as ações que podem influenciar atitudes, aspirações e intenções de indivíduos no reconhecimento ou criação de oportunidades. Assim, como forma de investigar o referido tema esta pesquisa tem por objetivo analisar como as ações de EE em universidades influenciam o desenvolvimento da cognição empreendedora (CE) de indivíduos. Em termos metodológicos, esta pesquisa centra-se em um estudo de caso único, de natureza qualitativa, baseado em uma universidade que desenvolve ações de EE. Como fonte primária de dados entrevistas foram realizadas com docentes, discentes, professores, técnicos e parceiros da universidade. Dados secundários também foram coletados por meio de websites, documentos institucionais, vídeos, artigos, entre outros. Os resultados mostram a importância da inserção da universidade em um Ecossistema de Educação Empreendedora (EEE), como forma de implementar uma abordagem de aprendizagem ativa, o que aumenta as chances de aprender, de controlar o ambiente, de atingir os objetivos e de alcançar consequências positivas para o desenvolvimento da CE. As ações de EE na universidade reforçaram a disposição para o empreendedorismo, demonstrando que a inserção no contexto acadêmico influencia o desenvolvimento do comportamento empreendedor. Assim, o caso revela que a cognição empreendedora é dinâmica e situada, sendo desenvolvida por pessoas específicas que atuam em uma variedade de ambientes, com vários graus de distribuição do pensamento por meio de artefatos, ferramentas, ambiente físico e agentes sociais.;
metadataTrad.dc.description.abstract The field of entrepreneurship presents itself as a dynamic, multidisciplinary area of research with growing output, encompassing studies ranging from entrepreneurial cognition to strategies for the development and sustainability of regions. Within this context, studies on entrepreneurship education (EE) in universities emerge as a means of fostering entrepreneurial behavior, referring to actions that can influence individuals' attitudes, aspirations, and intentions in recognizing or creating opportunities. Thus, as a means of investigating the aforementioned topic, this research aims to analyze how EE actions in universities influence the development of entrepreneurial cognition (EC) in individuals. Methodologically, this research centers on a single case study of qualitative nature, based on a university that implements EE initiatives. Primary data was collected through interviews with faculty members, students, professors, technicians, and university partners. Secondary data was also gathered from websites, institutional documents, videos, articles, among others. The findings underscore the significance of integrating the university into an Entrepreneurial Education Ecosystem (EEE) as a means of implementing an active learning approach, thereby enhancing the prospects of learning, controlling the environment, achieving objectives, and attaining positive outcomes for EC development. The EE actions within the university reinforced the inclination toward entrepreneurship, revealing that engagement in the academic context influences the evolution of entrepreneurial behavior. Consequently, the case reveals that entrepreneurial cognition is dynamic and situated, cultivated by specific individuals operating within diverse environments, with varying degrees of thought dissemination through artifacts, tools, physical surroundings, and social agents.;
metadataTrad.dc.subject Empreendedorismo; Educação empreendedora; Cognição empreendedora; Cognição socialmente situada; Entrepreneurship; Entrepreneurship education; Entrepreneurial cognition; Socially situated cognition;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2023-05-05;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12720;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Administração;


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