RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Diálogo e aprendizagem em educação matemática: um exercício de análise com professores e professoras da Educação Básica

Mi

Mostrar el registro sencillo del ítem

metadataTrad.dc.contributor.author Linden, Andressa;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Vier, Sabrina;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/1282180713089543;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Diálogo e aprendizagem em educação matemática: um exercício de análise com professores e professoras da Educação Básica;
metadataTrad.dc.description.resumo O presente estudo abordou as relações de ensino e aprendizagem constituídas na Educação Matemática, mais precisamente, sob uma perspectiva dialógica. Deste modo, buscou, como objetivo, compreender quais são as estratégias de ensino adotadas pelos docentes de Matemática, visando práticas para uma construção do conhecimento repleta de significações e ideais críticos e democráticos para os discentes. Para tanto, em complemento ao referencial teórico – desenvolvido dialogando com perspectivas de autores como Alrø e Skovsmose (2021), D’ambrosio (2021), Freire (2021), Vasconcellos (2000), entre outros –, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo em que foram propostas 12 perguntas em um questionário online a 6 professores e professoras de Matemática da Educação Básica atuantes em escolas públicas e privadas. Os resultados mostram que os docentes têm um pensar voltado para a aprendizagem com sentido e com subsídios para a formação de sujeitos ativos na sociedade. Contudo, nenhum dos docentes concretizou suas perspectivas através de algum relato em que o aluno ganhou destaque no processo de construção do conhecimento durante suas aulas. Os resultados também apontaram que a maior parte dos professores desconhecem os conceitos que envolvem um ensino dialógico, mas que compreendem que o diálogo nas aulas de Matemática é relevante à medida em que este potencializa o processo de aprendizagem dos estudantes. Concluiu-se que tendo em vista que a exploração do ensino dialógico nas aulas de Matemática pode favorecer intensamente a aprendizagem dos estudantes, há muito a ser feito e pesquisado na área.;
metadataTrad.dc.subject Aprendizagem significativa; Ensino dialógico; Educação matemática; Educação matemática crítica;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2022-12-02;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12786;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Matemática;


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar

Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta

Estadísticas