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Interação universidade-empresa e geração de inovação tecnológica: um estudo de múltiplos casos das empresas do setor farmacêutico do Rio Grande do Sul

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metadataTrad.dc.contributor.author Isse, Kátia Fernanda;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/7490802235300072;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Alves, Tiago Wickstrom;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2532605739636568;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1 Spricigo, Gisele;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/4956923283034044;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Interação universidade-empresa e geração de inovação tecnológica: um estudo de múltiplos casos das empresas do setor farmacêutico do Rio Grande do Sul;
metadataTrad.dc.description.resumo Esta tese tem como tema a análise da relação entre a interação universidade-empresa e a geração de inovação tecnológica pelas firmas do setor farmacêutico do estado do Rio Grande do Sul, direcionada pela seguinte questão de pesquisa: qual a percepção dos empresários sobre a relação com as universidades para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos seus processos produtivos? Assim, a pesquisa apresenta como objetivo central analisar a percepção das empresas para entender a geração de inovação tecnológica na interação com a universidade. Do ponto de vista metodológico, foram analisadas três empresas no segmento farmacêutico do estado do Rio Grande do Sul, que tiveram interações com grupos de pesquisa das universidades ou instituições vinculadas à atividade de investigação (segundo dados do DGP). Foram empregadas diferentes técnicas de coleta de dados (entrevistas em profundidade, visita técnica, análise de dados secundários e documentos) para contemplar o estudo. Os resultados revelam a importância da universidade para as empresas do Rio Grande do Sul, sendo que a universidade foi o primeiro lugar lembrado por elas para obter conhecimento sobre as Regulamentações de Boas Práticas da ANVISA e adequação ao novo padrão proposto. Foi observada uma alteração significativa na qualificação dos funcionários a partir das novas legislações e regulamentações, pois algumas empresas passaram a levar mestres e doutores para dentro dos seus quadros de colaboradores. Contudo, ainda a relação com as universidades é mantida por sua relevância acadêmica, laboratórios de ponta e custos mais acessíveis, além de, através dos seus pesquisadores, ser possível obter um melhor direcionamento para as estratégias de negócio. Os principais obstáculos identificados por meio dos casos são a morosidade e a desorganização das universidades, como prestadoras de serviços, e a falta de informação sobre as linhas de pesquisa de cada instituição de ensino.;
metadataTrad.dc.description.abstract Esta tese tem como tema a análise da relação entre a interação universidade-empresa e a geração de inovação tecnológica pelas firmas do setor farmacêutico do estado do Rio Grande do Sul, direcionada pela seguinte questão de pesquisa: qual a percepção dos empresários sobre a relação com as universidades para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos seus processos produtivos? Assim, a pesquisa apresenta como objetivo central analisar a percepção das empresas para entender a geração de inovação tecnológica na interação com a universidade. Do ponto de vista metodológico, foram analisadas três empresas no segmento farmacêutico do estado do Rio Grande do Sul, que tiveram interações com grupos de pesquisa das universidades ou instituições vinculadas à atividade de investigação (segundo dados do DGP). Foram empregadas diferentes técnicas de coleta de dados (entrevistas em profundidade, visita técnica, análise de dados secundários e documentos) para contemplar o estudo. Os resultados revelam a importância da universidade para as empresas do Rio Grande do Sul, sendo que a universidade foi o primeiro lugar lembrado por elas para obter conhecimento sobre as Regulamentações de Boas Práticas da ANVISA e adequação ao novo padrão proposto. Foi observada uma alteração significativa na qualificação dos funcionários a partir das novas legislações e regulamentações, pois algumas empresas passaram a levar mestres e doutores para dentro dos seus quadros de colaboradores. Contudo, ainda a relação com as universidades é mantida por sua relevância acadêmica, laboratórios de ponta e custos mais acessíveis, além de, através dos seus pesquisadores, ser possível obter um melhor direcionamento para as estratégias de negócio. Os principais obstáculos identificados por meio dos casos são a morosidade e a desorganização das universidades, como prestadoras de serviços, e a falta de informação sobre as linhas de pesquisa de cada instituição de ensino.;
metadataTrad.dc.subject Interação universidade-empresa; Inovação; Fármacos; University-company interaction; Innovation; Drugs;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2023-09-27;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12816;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Economia;


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