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Lutar, construir, reforma agrária popular: análise da aproximação entre um movimento social e o comércio tradicional de alimentos

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Autor Petrasi, Pilar;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5357254983697195;
Orientador Fonseca, Marcelo Jacques;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9456408287543544;
Co-orientador Hemais, Marcus Wilcox;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/7353015018963870;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Lutar, construir, reforma agrária popular: análise da aproximação entre um movimento social e o comércio tradicional de alimentos;
Resumo Esta dissertação de mestrado se propôs a analisar o processo de legitimação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) ao ingressar no comércio tradicional de alimentos, sob uma perspectiva decolonial. O estudo procurou identificar as estratégias utilizadas pelo Movimento e analisar a percepção dos consumidores, além de explorar as tensões inerentes à aproximação de um movimento social reivindicatório com as lógicas do mercado capitalista. As correntes teóricas decoloniais foram escolhidas por compreender que a realidade que levou à criação do MST foi moldada por um contexto histórico e econômico que gerou condições sociais persistentes que ainda precisam ser abordadas. Além disso, a própria identidade do MST demanda tal abordagem, uma vez que o Movimento construiu e preserva um ethos próprio. As teorias de legitimação e de mercados contestados foram relevantes para compreender e explorar as estratégias adotadas pelo MST para garantir sua viabilidade econômica, o fortalecimento de suas pautas e sua visibilidade perante diversos setores da sociedade. O estudo utilizou uma abordagem multimétodos, de caráter qualitativo. A análise revelou que, embora ainda seja um movimento contestado, o MST está em um processo de legitimação. O Movimento lança mão de abordagens transmodernas, o que leva ao fortalecimento de sua legitimação como estratégia de diferenciação. Por fim, o estudo convida ao debate sobre o papel social dos mercados, bem como indica a importância de avançar em estudos futuros que apoiem a construção de novas realidades sociais.;
Abstract This master's dissertation aimed to analyze the legitimization process of the Movimento Sem Terra (MST) as it enters the traditional food market from a decolonial perspective. The study sought to identify the strategies employed by the Movement, analyze consumer perceptions, and explore the inherent tensions arising from the convergence of a social movement advocating for land reform with the logics of the capitalist market. Decolonial theoretical frameworks were chosen because they understand that the conditions leading to the creation of the MST were shaped by a historical and economic context that produced persistent social issues that still need addressing. Furthermore, the MST's own identity demands such an approach since the Movement has constructed and preserved its distinct ethos. Legitimation theories and contested markets were relevant for comprehending and exploring the strategies adopted by the MST to ensure its economic viability, strengthen its agenda, and gain visibility across various sectors of society. The study utilized a qualitative multimethod approach. The analysis revealed that, although still a contested movement, the MST is undergoing a process of legitimization. As an economic venture, the Movement employs transmodern approaches, which contribute to strengthening its legitimacy as a differentiation strategy. Lastly, the study calls for a debate on the social role of markets and underscores the importance of advancing future studies to support the construction of new social realities.;
Palavras-chave Movimento Sem Terra; Mercado; Comércio de alimentos; Transmodernidade; Market; Food trade; Transmodernity;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-09-29;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12945;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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