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Os homens que nunca foram meninos: o Neorrealismo e as personagens coletivas nas obras Capitães da Areia, de Jorge Amado, e Esteiros, de Soeiro Pereira Gomes

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metadataTrad.dc.contributor.author Manganeli, Évelin Dara Rodrigues;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Pritsch, Eliana Inge;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0754417359711404;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Os homens que nunca foram meninos: o Neorrealismo e as personagens coletivas nas obras Capitães da Areia, de Jorge Amado, e Esteiros, de Soeiro Pereira Gomes;
metadataTrad.dc.description.resumo A literatura brasileira e a literatura portuguesa são, na perspectiva de um sistema, construídas a partir de recortes históricos e culturais que caracterizam as produções. O presente trabalho de conclusão de curso objetivou cotejar as obras Capitães da Areia (1937), de Jorge Amado, e Esteiros (1941), de Soeiro Pereira Gomes, na intenção de identificar os pontos em que as obras confluem, uma vez que apresentam personagens semelhantes e foram publicadas em épocas próximas. Para essa comparação, enfocou-se no papel desempenhado pelas personagens das narrativas, sob a perspectiva das personagens coletivas. Na intenção de perceber os recortes contemplados na escrita das obras, foi feita uma contextualização acerca da vida (especialmente partidária) dos autores e dos cenários políticos experienciados por ambos em seus respectivos países. Como Capitães da Areia e Esteiros são, respectivamente, enquadrados no Romance de 30 e no Neorrealismo, foram retomadas algumas características desses períodos, a fim de entender as dimensões do romance social engajado, tanto dentro do plano temporal, quanto dentro do plano estético. Os principais autores que embasaram, teoricamente, este trabalho são Edvaldo Bergamo (2008) e Violante F. Magalhães (2008). A partir do entendimento a respeito do que foi o Romance de 30, no Brasil, e o Neorrealismo, em Portugal, pode-se notar as personagens coletivas das duas obras como representações políticas e ideológicas dos autores, sob um caráter de denúncia. No entanto, percebe-se, ainda, o valor estético que as personagens agregam às narrativas, dentro de suas individualidades.;
metadataTrad.dc.subject Neorrealismo; Personagens coletivas; Jorge Amado; Soeiro Pereira Gomes;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2021-12-09;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/13066;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Graduação;
metadataTrad.dc.curso Letras;


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