Resumen:
Este projeto investiga como as empresas que atuam no mercado brasileiro de tendências e futuros produzem performatividade a partir das imagens de futuros, representações de mercado e imaginários sociotécnicos que elaboram e difundem, entendido aqui como enunciados de futuros. Partindo de uma análise histórica do campo dos Estudos de Futuros e do conceito de performatividade dos mercados, a pesquisa adota uma abordagem qualitativa e interpretativista utilizando um estudo de caso múltiplo para compreender como essas empresas contribuem na produção da performatividade do seu mercado. O estudo contribui para o avanço dos estudos de mercado e Estudos de Futuros, revelando três processos centrais na produção da performatividade dessas empresas. Primeiro a hibridização e polinização cruzada, evidenciada na circulação de conceitos, métodos e referências entre mercado e academia, resultando em práticas que transitam por diferentes campos do saber; a inscrição de enunciados de futuros em práticas, dispositivos e discursos, por meio da materialização desses conhecimentos que passam a mediar a atuação das próprias empresas assim como dos clientes no mercado; e, por fim, a estabilização do futuro imprevisível, quando os enunciados de futuros produzidos são tratados como conhecimentos constatativos e não performativos, organizando passado, presente e futuro de forma estável, reduzindo a incerteza e orientando ações no presente.