Resumen:
A curricularização da extensão universitária, embora marcada a partir do Plano
Nacional de Educação (2001-2010), até 2019 não se encontrava efetiva, sendo a
Resolução nº 7/2018 — que estabeleceu as Diretrizes para a Extensão na Educação
Superior Brasileira — o marco à sua implementação. A partir daí, pesquisas sobre a
curricularização da extensão passaram a considerar novos fatores e, à medida que
houve a implementação da extensão nos currículos, ampliaram-se os espaços
investigativos. Os currículos das licenciaturas foram permeados por novas diretrizes,
como a Resolução CNE/CP nº 2/2019 — que definiu as Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e instituiu
a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica.
Com base nesses documentos — que resultaram em alterações nos currículos dos
cursos de licenciatura —, esta pesquisa foca na extensão universitária e suas relações
com o currículo de três cursos de licenciatura em Matemática do Instituto Federal de
Mato Grosso (IFMT). Investigam-se os impactos na promoção do conhecimento
específico e pedagógico nesses cursos, diante da demanda pela curricularização da
extensão. O estudo considera a defesa e a relevância dos conhecimentos abordados
na formação de professores, especialmente no que se refere ao “conhecimento
poderoso”, de Michael Young (2007; 2011; 2013a; 2013b; 2014; 2016). A abordagem
metodológica escolhida é qualitativa e exploratório-descritiva, utilizando um estudo de
caso múltiplo, sendo cada curso analisado como um caso distinto. As fontes de
evidência incluíram entrevistas, documentação e pesquisa bibliográfica. Na análise e
interpretação dos dados, foi empregada a técnica analítica de síntese cruzada dos
casos e análise de conteúdo. A tese defendida é a de que a inclusão da extensão nos
currículos dos cursos de licenciatura em Matemática do IFMT criará oportunidades
para a integração e valorização dos conhecimentos específicos e pedagógicos,
entrelaçados à atuação do licenciado na escola, que também se tornará um espaço
para a promoção de conhecimentos plurais. Contudo, a estratégia adotada para a
reformulação curricular desses cursos, que se fundamentou em práticas padronizadas
e focadas no cumprimento da legislação, sem uma análise mais profunda sobre o
aspecto social da extensão, resultou em uma matriz curricular com poucas
modificações e que priorizou a reorganização das disciplinas para possibilitar a carga
horária destinada à extensão. Outrossim, as adaptações curriculares durante a realização do curso, visando adequar à realidade dos estudantes, poderão promover
elementos democráticos e a valorização da voz do estudante, resultando em
transformações curriculares mais significativas.