Abstract:
O turismo baseado na natureza vem se tornando um segmento em crescimento em
todo o mundo, isto porque desempenha um papel vital na melhoria da qualidade de
vida e bem-estar dos turistas. Sendo assim, o objetivo de deste estudo foi o de
propor e validar um Modelo Teórico, testando fatores determinantes do sentimento
de bem-estar de turistas em relação a um destino turístico de natureza, o qual
contemplou os construtos imagem do destino turístico, consciência ecológica do
turista, qualidade dos serviços, satisfação do turista e comunicação boca a boca,
bem como analisar o efeito moderador do engajamento do turista na relação entre a
sua satisfação e o seu sentimento de bem-estar com o destino turístico. Para tanto,
a pesquisa foi operacionalizada por meio de uma pesquisa do tipo survey com uma
amostra de 339 turistas que visitaram a região do Jalapão, principal destino turístico
de natureza do Estado do Tocantins (TO). Como procedimento para análise dos
dados, foi utilizada a análise de dados multivariada, com o emprego da técnica de
Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados do estudo mostram um forte
poder explicativo do Modelo Teórico proposto (R2 = 0,997), além de indicar que os
construtos investigados são, de fato, determinantes do sentimento de bem-estar dos
turistas com o destino de natureza investigado. As descobertas oferecem
informações importantes e implicações para a teoria e para prática do turismo, que
podem contribuir para o desenvolvimento de produtos e/ou serviços mais assertivos
ou para a criação de experiências significativas para os turistas, gerando, assim,
maior satisfação e iniciativas de comunicação boca a boca positivas principalmente
por meio do alto engajamento dos turistas.