Abstract:
Esta pesquisa aborda o impacto ambiental e social da moda no contexto do Antropoceno, destacando o problema da fast fashion e seu modelo linear de consumo, que gera um volume crescente de resíduos e exploração de mão de obra vulnerável. A sustentabilidade na moda, portanto, emerge como um conceito essencial, promovendo práticas de economia circular e reaproveitamento de materiais para mitigar os danos socioambientais. Considerando esta ampla problemática e a possibilidade de incentivar a práticas sustentáveis, esta pesquisa, situada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) da comunidade Porto Novo em Porto Alegre, explora como o Design Estratégico pode orientar a Inovação Social para transformar resíduos têxteis em oportunidades de desenvolvimento econômico e social. O projeto visa promover dignidade, autonomia e empoderamento na comunidade, que, apesar dos desafios socioeconômicos, apresenta uma forte identidade cultural, fundamental para a implementação de iniciativas que integrem desenvolvimento social e preservação ambiental. Assim, o objetivo principal deste estudo foi desenvolver um projeto de Inovação Social orientado pelo Design Estratégico na comunidade Porto Novo, para a promoção de dignidade, autonomia e empoderamento, a partir da revalorização de resíduos têxteis disponíveis em um galpão junto à Escola. A abordagem metodológica utilizada neste estudo é estruturada em três fases, que aconteceram contemporaneamente, essas foram: teórica (pesquisa bibliográfica, documental, estudos de referências, questionários, diálogos desestruturados), conceitual (individuação do DNA do projeto e construção da estratégia de intervenção) e prática (oficinas e monitoramento). Os resultados indicam que a implementação de um projeto de moda sustentável com foco em economia circular e upcycling pode gerar impactos positivos tanto no nível individual quanto coletivo. As oficinas promoveram o aumento da autoestima e a conscientização sobre o reaproveitamento de materiais e a sustentabilidade na moda. A conclusão reforça a relevância do Design Estratégico como catalisador para a Inovação Social e destaca o potencial de projetos que unem sustentabilidade e impacto social. A pesquisa demonstra que a moda pode ir além do consumo, servindo como um meio de transformação social e ambiental, especialmente em comunidades vulneráveis como Porto Novo.