TCC:
Ceolin, Virgínia Gris(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a interferência da relação família/escola no desempenho pedagógico e socioemocional dos estudantes do 2º. e do 3º. anos do Colégio Loyola, em 2023 e 2024, ...
TCC:
Rosa, Thulius Kreling da(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Os transtornos mentais em estudantes do mundo todo têm sido alvo de
preocupação e pesquisas, especialmente nas últimas décadas. Esses transtornos
tornaram-se mais evidentes após a pandemia da covid-19, ...
TCC:
Gomes, Taynara Rubim(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este estudo investiga a integração da missão da Companhia de Jesus nos
processos de acolhimento e formação continuada dos colaboradores no Colégio dos
Jesuítas em Juiz de Fora-MG. O foco é compreender ...
TCC:
Pinto, Tatiana Vasconcellos(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo nasce do encontro entre escuta, prática e reflexão. Mais do que
investigar um documento, este artigo busca compreender como o Projeto Educativo
Comum (PEC), desenvolvido pela Rede Jesuíta ...
TCC:
Barbosa, Tâmara Márcia Simões(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente artigo analisa as ações de protagonismo juvenil no Colégio Antônio Vieira,
em Salvador/BA, à luz dos princípios da Pedagogia Inaciana, articulando-os com
aportes teóricos laicos sobre ...
TCC:
Silva, Simone Pereira Xavier Machado da(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este trabalho investiga o impacto das Vivências Inacianas (VIV), inspiradas nos Exercícios Espirituais de Inácio de Loyola, no desenvolvimento integral dos educandos do 9º ano do Colégio Anchieta, em ...
TCC:
Rodrigues, Rosyane Andrade de Lima(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
As instituições de ensino no Brasil têm sido convidadas a repensar suas práticas,
buscando caminhos que favoreçam o desenvolvimento integral dos estudantes. Esse
movimento exige não apenas a construção ...
TCC:
Moradei, Rodrigo Diniz(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
: Este trabalho explora a constituição do professor magis no ambiente
escolar inaciano, analisando os elementos essenciais que caracterizam sua prática
pedagógica. Inspirado nos Exercícios Espirituais ...
TCC:
Gripp, Roberta de Almeida Silva(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo analisa a construção da autonomia da criança na Educação Infantil,
fundamentada na Pedagogia Inaciana. É um estudo de fundamentação teórica, que
mostra a importância e a valorização do ...
TCC:
Siqueira, Rita de Cássia(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente trabalho analisa a integração das tecnologias digitais no Ensino
Fundamental II do Colégio Anchieta, localizado em Nova Friburgo/RJ, ao longo da
última década. Busca-se compreender de que ...
TCC:
Freitas, Pedro César Fleury de(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O ritmo acelerado da sociedade se reflete no decrescente nível de
atenção e engajamento dos estudantes em sala, na qual o professor se vê em
busca de metodologias significativas para os discentes. O ...
TCC:
Rocha, Paula Simas da(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este trabalho analisa o papel da Espiritualidade Inaciana como ferramenta norteadora
nas práticas institucionais do setor de Recursos Humanos (RH), especialmente em
escolas da Rede Jesuíta de Educação ...
TCC:
Lamarca, Paula Pereira(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este estudo analisa como a identidade inaciana se materializa na prática do
Serviço Social em uma escola da Rede Jesuíta de Educação (RJE), a partir de análise
documental, bibliográfica e da experiência ...
TCC:
Palmeira, Paula Carolina de Freitas(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este estudo tem como objetivo analisar a ressignificação da biblioteca do Colégio
Loyola (Belo Horizonte/MG), a partir de 2018, como espaço vivo de aprendizagem
alinhado aos princípios da educação ...
TCC:
Napoli, Narayana Palhares(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo tem como objetivo analisar a atuação do Núcleo de Educação
para a Paz (NEP), iniciativa do Colégio Loyola criada em 2014, diante dos desafios
do enfrentamento ao bullying e da construção ...
TCC:
Silva, Mateus de Jesus Figueiredo da(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo socializa como as ideias da Pedagogia Inaciana, da Educação do Campo e,
principalmente, da Ecologia Integral se unem nas atividades de ensino da Escola Família Agrícola de Jaboticaba (EFAJ), ...
TCC:
Teixeira, Mateus Barradas(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente artigo propõe uma resposta da Pedagogia Inaciana à chamada Sociedade do Cansaço, especialmente no contexto do uso excessivo de smartphones em
ambiente escolar. Partindo da análise da Lei ...
TCC:
Martins, Mary Hellen(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo busca compreender como os princípios da espiritualidade
inaciana podem contribuir para um acolhimento mais humano, sensível e inclusivo de
estudantes com necessidades educacionais especiais, ...
TCC:
Martins, Maria Juliana Batista(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
O presente artigo tem como objetivo apresentar a atividade “Como me sinto
quando…” motivada pelo paradidático Pedro vira porco-espinho, de Janaina Tokitaka
(2017) e desenvolvida com os estudantes dos ...
TCC:
Zimmer, Maria Cláudia de Souza(Universidade do Vale do Rio dos Sinos)
Este artigo tem como objetivo analisar como a Inteligência Artificial no contexto educacional pode ser orientada pelos princípios da Pedagogia Inaciana,
promovendo uma educação transformadora, ética e ...