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Flores para além da esperança: políticas públicas educacionais e a infância cidadã: um estudo nas escolas de educação infantil da rede municipal de São Leopoldo

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Autor Lima, Samantha Dias de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3197721869023110;
Orientador Fischer, Beatriz T. D.;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/4948105804186093;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Flores para além da esperança: políticas públicas educacionais e a infância cidadã: um estudo nas escolas de educação infantil da rede municipal de São Leopoldo;
Resumo No Brasil, até meados do século XIX, o atendimento à criança pequena longe da mãe era quase inexistente, não sendo fruto das propostas políticas. A partir da concepção de infância, enquanto fase diferenciada que emergiu na sociedade contemporânea (século XX), despertou-se o interesse pela criança e sua assistência enquanto preocupação pública, tanto na produção de serviço e espaços que dessem conta dessa demanda, quanto nas propostas políticas apresentadas à sociedade. Podemos considerar alguns momentos históricos como marco para o real reconhecimento descoberta da criança numa perspectiva cidadã, entre eles cita-se a Declaração dos Direitos da Criança (1959) e no Brasil a promulgação da Constituição Federal (1988). A presente dissertação é fruto da pesquisa realizada no curso de Mestrado em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no período de 2006 a 2008, e aborda a discussão sobre a materialização das políticas públicas para infância na sociedade contemporânea, considerando-as numa perspectiva c;
Abstract In Brazil, until half of the XIX century, care provided to small kids who were away from their mothers was almost nonexistent, and it was not a public policy issue. The care provided to children became a public concern from the creation of the conception of childhood as a distinct stage, which emerged in the contemporary society (XX century), both in terms of the provision of services and spaces that could handle such demand, as well as in terms of the policies presented to society. We may consider some historical moments as hallmarks for the actual recognition/discovery of children under a perspective of citizenship, among them we may mention the Declaration of the Rights of the Child (1959) and the signing of the Federal Constitution in Brazil (1988). This thesis is the result of a research carried out during the Masters’ Degree course in Education, taken at the Universidade do Vale do Rio dos Sinos from 2006 to 2008. It approached the discussion about the materialization of public policies for childhood in;
Palavras-chave cidadania; educação infantil; infância; Rio Grande do Sul; São Leopoldo; políticas públicas; childhood; children education; citizenship; public policies;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2008-02-20;
Agência de fomento Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/1945;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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