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Profissionais liberais e/ou professores? Compreendendo caminhos, representações e avaliação da docência na educação superior

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Autor Volpato, Gildo;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6138659405678020;
Orientador Cunha, Maria Isabel da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0157149133885713;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Profissionais liberais e/ou professores? Compreendendo caminhos, representações e avaliação da docência na educação superior;
Resumo Este estudo decorreu de uma pesquisa sobre docência universitária realizada em três universidades localizadas no Estado de Santa Catarina, Brasil. Envolveu cursos que tradicionalmente formam profissionais liberais de Direito, Engenharia Civil e Medicina. Alguns profissionais, apesar de não terem formação específica para a docência, após alguns anos de experiência acadêmica, tornam-se referência para seus alunos, conforme indicam resultados de Avaliações Institucionais. A partir desse pressuposto, foi tomado como objetivo de pesquisa o compreender as representações e as práticas pedagógicas bem avaliadas pelos alunos, realizadas por profissionais liberais, docentes universitários. Procuraram-se identificar os possíveis interferentes e impactos que ocorrem nesse processo, decorrentes da história pessoal dos docentes, dos sistemas de avaliação institucional, dos valores próprios do campo profissional e do contexto mais amplo da sociedade. A abordagem utilizada foi predominantemente qualitativa de cunho etnográfi;
Abstract This work is the result of a research on university teaching carried out in three universities in the state of Santa Catarina, Brazil, focusing on the programs of Law, Civil Engineering and Medicine. Some professionals, in spite of their lack of a specific graduation on teaching, after some years of academic experience, become a reference to their students, as the institutional evaluation statistics indicate. Based on that, I decided to investigate and understand the representations and pedagogical practices performed by those professionals positively evaluated by the students. Possible interfering facts and impacts connected to the personal history of the professors, the institutional evaluation systems, the professional field, and the general social context were considered. The approach used was predominantly qualitative and ethnographic and the procedures adopted were: documental analysis, questionnaires and interviews with focal groups of students of the three institutions. Semi-structured interviews wer;
Palavras-chave avaliação institucional; docência universitária; inovação pedagógica; práticas pedagógicas; saberes docentes; profissionais liberais; institutional evaluation; pedagogical innovation; pedagogical practices; teaching knowledge; university teaching; liberal professionals;
Área(s) do conhecimento Ciências Humanas;
Tipo Tese;
Data de defesa 2007-12-14;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2065;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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