RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Termos de consentimento livre e esclarecido: o gênero e sua estruturação

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Quadros, Carmen Regina Teixeira de;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/8909065513293453;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Guimarães, Ana Maria de Mattos;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/4439407429779665;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Termos de consentimento livre e esclarecido: o gênero e sua estruturação;
metadataTrad.dc.description.resumo Este estudo objetiva analisar textos do gênero Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), utilizados no encaminhamento de projetos de pesquisa para avaliações nos Comitês de Ética, conforme a Resolução 196/96. Esse tipo de estudo é relevante devido à necessidade da comunidade científica de elaborar tais textos de maneira clara, coesa, de forma a permitir a compreensão de quem os lê. Para o estudo, foram analisados 30 textos de três instituições diferentes, todos aprovados pelos Comitês de Ética. Essa análise foi constituída por três momentos distintos, a partir da teoria desenvolvida por Jean Paul Bronckart (1999), a qual concebe a organização do texto como um folhado constituído por três camadas superpostas. O primeiro momento refere-se à infra-estrutura geral do texto, que compreende os seguintes parâmetros: a temática do TCLE, o tipo de discurso predominante, as seqüências textuais presentes, a articulação entre essas seqüências. O segundo diz respeito à analise dos mecanismos de textualização, se;
metadataTrad.dc.description.abstract The goal of this work is to analyze Informed Consent texts (TCLE), used at the referring of research projects to Ethics Committees’ evaluations, concerning to the Resolution 196/96. This kind of study is relevant because of the research community’s necessity to elaborate those texts in a clear and cohesive way, so that people are able to understand them. To the study, 30 texts of three different institutions were analyzed, all of them approved by the institutions’ Ethics Committees. This material was analyzed in three different moments, and it is based on Jean Paul Bronckart’s theory (1999), which understands the text organization as a leaf with three layers. The first moment is about the general structure of the text, which has the following parameters: the TCLE thematic, predominant kind of discourse, presented textual sequences, joint between these sequences; the second is about the analyses of the texts mechanisms, where the parameters thematic coherence, nominal and verbal cohesion, as well as logical-ti;
metadataTrad.dc.subject consentimento livre; folhado textual; lingüística textual; gênero textual; consent term; text leaf; gender;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Letras e Artes; Lingüística;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2006-04-19;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2548;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics