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Ensino de língua estrangeira na educação infantil: um estudo sobre a fala institucional de sala de aula

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metadataTrad.dc.contributor.author Araujo, Luciana Gossmann;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Zilles, Ana Maria Stahl;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2889678029210552;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio do Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials UNISINOS;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Ensino de língua estrangeira na educação infantil: um estudo sobre a fala institucional de sala de aula;
metadataTrad.dc.description.resumo Este estudo investiga o papel do uso da seqüência Iniciação – Resposta – Avaliação & Iniciação – Resposta – Follow up (doravante IRA & IRF), bem como o papel dos fantoches em promover o uso da língua alvo e contribuir para o desenvolvimento de novas identidades na sala de aula de língua estrangeira pesquisada. Para tanto, adotam-se princípios e procedimentos da pesquisa-ação e, por isso, da metodologia qualitativa de análise. A professora-pesquisadora utilizou, em sala de aula, material didático elaborado por ela mesma em um estudo anterior. As aulas de inglês gravadas para este estudo ocorreram em uma turma de educação infantil de uma escola particular do Vale dos Sinos. A geração de dados, que ocorria uma vez por semana, durante três meses e meio, foi realizada em uma turma composta por 20 alunos, sendo que 10 eram meninas e 10 eram meninos. À primeira vista, as filmagens pareciam revelar grande recorrência de seqüências IRA nas interações. Contudo, a análise empreendida sugere outra interpretação das ações;
metadataTrad.dc.description.abstract This study seeks to investigate the role of using the Initiation – Response – Evaluation & Initiation – Response – Follow up sequences (hereafter IRE & IRF), as well as the role of puppets in fostering the use of the target language and the development of new identities in the second language classroom researched. In order to do so, principles and procedures of action-research, and therefore, from qualitative methodology of analysis were adopted. The researcher-teacher applied, in her classroom, didactic material that she had elaborated in a previous study. The classes of English recorded for the present study took place in a kindergarten class of a private school located in Vale do Rio dos Sinos. The recordings, which occurred once a week, during three months and a half, were made in a class composed by 20 students, of whom 10 were boys and 10 were girls. In a preliminary analysis, the recordings seemed to disclose a great deal of IRE sequences in the interactions. However, upon closer inspection, the analys;
metadataTrad.dc.subject andaimento; discurso - sala de aula; fantoches; IRA & IRF; ensino - língua estrangeira - crianças; classroom discourse; puppets; scaffolding; teaching foreign language to children;
metadataTrad.dc.subject.cnpq Lingüística;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2009-02-26;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2573;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada;


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