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O estado sizígio de televisão: por uma metodologia de pesquisa do som no audiovisual

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Autor Ruschel, Magda Rosí;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2855669255392399;
Orientador Kilpp, Suzana;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8987400261712739;
Instituição Universidade do Vale do Rio do Sinos;
Sigla da instituição UNISINOS;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título O estado sizígio de televisão: por uma metodologia de pesquisa do som no audiovisual;
Resumo A presente dissertação tem por finalidade estudar o desenho das sonoridades televisivas e a criação de ambiências para programas. Para alcançar tal objetivo, foi necessário um confronto dos pressupostos teóricos e metodológicos, através de uma pesquisa empírica, em que experimento um procedimento metodológico próprio, construído a partir de referenciais teórico de autores como Bergson, Deleuze e Kilpp. A intenção precípua do estudo é atualizar o desenho do som na TV e de redimensionar metodologicamente a pesquisa das audiovisualidades. Para tanto, tomo por base o processamento de infografias que dão a ver a participação do áudio no ritmo audiovisual. Orientando-se sob este foco definido, a dissertação reflete a sonoridade televisiva, considerando-a como intensidades desarticuladas de durações múltiplas sobrepostas em que decorre a instauração das ritmicidade e que constitui e coexiste no estado sizígio pop de televisão;
Abstract The present dissertation has as the aim of studying the design of the television sonorities and the creation of ambiences for programs. To reach this aim it was necessary to compare the theoretical and methodological postulates, through an empirical research, where I experiment my own methodological procedure, which was constructed based on the theoretical framework of authors like Bergson, Deleuze and Kilpp. The foremost intention of this work is to update the sound design in television and methodologically redirect the research of audiovisualities. In order to do that I take as a basis the processing of infographies that convey the participation of audio in the audiovisual rhythm. Oriented by this defined focus, the dissertation reflects about television sonority, considering it as disarticulated intensities of superimposed multiple durations in which the establishment of the rhythmicity that constitutes and co-exists in the pop syzygie state of television occurs;
Palavras-chave desenho do som; estado sizígio; ritmo; televisão; metodologia audiovisual; rhythm; sound design; syzygie state; television; audiovisual methodology;
Área(s) do conhecimento Ciências Sociais Aplicadas;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2008-02-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2626;
Programa Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação;


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