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A notícia exclusiva na lógica de distribuição em conglomerados da mídia brasileira: estudo das rotinas nas agências Estado, Folhapress e O Globo

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Autor Oliveira, Hebe Maria Gonçalves de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2472892269430141;
Orientador Henn, Ronaldo Cesar;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5890836961761762;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A notícia exclusiva na lógica de distribuição em conglomerados da mídia brasileira: estudo das rotinas nas agências Estado, Folhapress e O Globo;
Resumo Esta pesquisa consiste no estudo de caso múltiplo das rotinas produtivas das três agências de notícias nacionais ? Estado, Folhapress e O Globo ? que integram os três principais conglomerados da mídia brasileira. Sob a perspectiva da sociologia das redações, a pesquisa tem como aporte teórico os estudos sobre gatekeeping e newsmaking. A tese mostra os procedimentos de distribuição de materiais jornalísticos destes serviços noticiosos, sob a lógica de aproveitamento de conteúdos produzidos no interior dos respectivos grupos de comunicação. Isto é, identifica como as agências nacionais operam com as notícias exclusivas dos principais jornais de seus respectivos grupos ? Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo, produtores dos conteúdos que são disponibilizados pelos serviços noticiosos a centenas de veí¬culos assinantes. Do cruzamento de conteúdos publicados pelos três jornais com os distribuídos pelas respectivas agências, constatou-se a expressiva distribuição de conteúdos exclusivos das edições diárias desses periódicos pelos seus serviços noticiosos. Como consequência, a prática predominante nesses conglomerados contribui para a presença de mesmos temas/assuntos no jornalismo brasileiro, considerando que centenas de veículos sediados em diferentes regiões brasileiras reproduzem o noticiário desses três principais jornais do eixo Rio-São Paulo. Assim, a tese apresenta ainda um retrato da presença e atuação das agências em dez jornais regionais localizados em dez principais capitais brasileiras, reproduzindo um funil midiático com oferta de temas e abordagens jornalísticas construídos por três maiores grupos de mídia do País.;
Abstract This research consists of multiple case studies on the production process of the National news agencies ? Estado, Folhapress e O Globo ? which integrate the three main Brazilian media conglomerates. From the perspective of the sociology of the newsroom, the research is based on gatekeeping and newsmaking theories. This thesis presents the procedures of the distribution of journalistic contents of news services and the logic behind the dissemination of news within these organizations. That is, it identifies how National news agencies handle exclusive reports printed in main newspapers of their respective groups ? Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e O Globo, makers of the contents offered by news agencies to hundreds of media subscribers. By cross-referencing journalistic contents printed in the three newspapers, with those offered by respective agencies, it found the expressive distribution of exclusive contents published on these papers day to day through their report services. As a consequence, this predominant practice contributes to presence of same themes and subjects in Brazilian journalism, considering that hundreds of media subscribers of agencies in different Brazilian regions run the same stories printed in the main newspapers located in Rio-São Paulo. Thus, this thesis stills presents a picture of presence and action among news agencies in ten regional newspapers located in ten main Brazilian capitals, reproducing a medium funnel that offers themes and framings made by the three media giants of Country.;
Palavras-chave Agências de Notícias Nacionais; Jornalismo; Rotinas produtivas; Notícia exclusiva; Conglomerados de mídia; National news agencies; Journalism; Newsroom routines; Exclusive report; Media conglomerates;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2010-04-23;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3196;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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