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Avaliação de um programa de mediação de conflitos: a experiência da Imed - Passo Fundo

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Autor Oliveira, Luiz Ronaldo Freitas de;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4334757475215928;
Orientador Ramires, Vera Regina Röhnelt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2892124032875911;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Avaliação de um programa de mediação de conflitos: a experiência da Imed - Passo Fundo;
Resumo O objetivo do presente estudo foi avaliar o Programa de Mediação de Conflitos da IMED, Passo Fundo, analisando seu processo e identificando características e formas de intervenções utilizadas que favoreçam ou não o estabelecimento de acordos. Foi realizado um estudo qualitativo-exploratório, que adotou como estratégia o Estudo de Casos Múltiplos (Yin, 2005). Os participantes foram pessoas encaminhadas pelo Foro de Passo Fundo para atendimento no referido Programa, visando à solução de alguma forma de litígio familiar relacionado à disputa por guarda e/ou regulamentação de visitas de filhos. Foram realizados quatro Estudos de Caso, compostos cada um pelo genitor que buscou o Programa, o outro genitor e o(a)s filho(a)s envolvido(a)s, e que aceitaram participar do estudo. Os dados foram coletados em dois tempos. Na primeira etapa, os casos selecionados foram atendidos pelo Programa de Mediação de Conflitos da IMED. Esse atendimento foi realizado por outra equipe que não aquela que o pesquisador integra. As entrevistas foram gravadas, sob autorização, e posteriormente transcritas. Na segunda etapa, quatro meses depois de encerrado o processo de mediação, e tendo o mesmo sido bem sucedido em termos da obtenção de acordo entre as partes, elas foram novamente entrevistadas com o objetivo de avaliar se o acordo se manteve. Os dados foram analisados de acordo com o método de proposições teóricas de Yin (2005). Os principais resultados apontaram para um desfecho positivo do processo de mediação em termos de acordo entre as partes, restabelecimento do diálogo e da comunicação e que as intervenções focadas no presente e no futuro, e na superação do conflito e não na sua exploração foram as mais benéficas.;
Abstract The aim of this study was to evaluate the Conflict Mediation Program of IMED, Passo Fundo, analyzing its process, and identifying characteristics and interventions used to promote or not the establishment of agreements. A qualitative study was conducted and the exploratory strategy was adopted. The procedure of Multiple Case Studies was used (Yin, 2005). Participants were addressed by the Forum of Passo Fundo for attendance in that program, aimed at solving some form of litigation related to family disputes over custody and / or regulation of visits. There were four case studies, each one composed by the parents and the children involved, and who agreed to participate. Data were collected at different times. In the first stage, the selected cases were assisted by the Program for Conflict Resolution of IMED. This service was conducted by another team than the one that integrates the researcher. The interviews were recorded, with permission, and transcribed. In the second stage, four months after the end of the mediation process, when it was successful in terms of getting agreement between the participants, they were interviewed again in order to assess whether the agreement was kept. The data were analyzed according to the method of theoretical propositions by Yin (2005). The main findings pointed to a positive outcome of the mediation process in terms of the agreement between the participants, recovery of dialogue and communication. Interventions focused on the present and future, and in overcoming the conflict were most successful.;
Palavras-chave Mediação; Conflitos familiares; Programa de mediação; Mediation; Family conflict; Mediation program;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2010-11-18;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3206;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


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