RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Avaliação das potencialidades da inovação orientada pelo design: case empresa Artecola Química

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Heck, Sandra Marlene;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0658297491385605;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Borba, Gustavo Severo de;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/1321450477905358;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Avaliação das potencialidades da inovação orientada pelo design: case empresa Artecola Química;
metadataTrad.dc.description.resumo A inovação torna-se cada vez mais relevante para a competitividade das empresas contemporâneas. No entanto, os contextos para inovar são cada vez mais dinâmicos, incertos e complexos e demandam novos modelos, formas e ferramentas de gestão e inovação. O principal desafio da empresa pesquisada está em mudar a sua perspectiva da inovação incorporada no desenvolvimento de produtos para um ambiente organizacional inovador. Dado este contexto, foi estabelecido como objetivo avaliar as potencialidades da inovação orientada pelo design da empresa Artecola Química. A presente pesquisa-ação de delineamento qualitativo foi dividida em duas etapas, sendo a primeira composta do diagnóstico atual do processo de inovação da empresa e na segunda etapa foi desenvolvida uma vivência prática com 12 (doze) pessoas para, a partir de uma nova perspectiva da inovação orientada pelo design, avaliar suas potencialidades para inovar num cenário de mudanças e incertezas. Foram efetuadas entrevistas em profundidade com os participantes da pesquisa para compreender a sua percepção em relação ao processo de inovação atual. Estes colaboradores participaram de uma vivencia prática utilizando a metodologia de design thinking para solução de um desafio real da empresa e após a experiência foram efetuadas novas entrevistas em profundidade com os mesmos para avaliar as potencialidades da inovação orientada pelo design. Inicialmente, pode-se afirmar que a empresa é percebida no mercado como inovadora, mas, após estudos acadêmicos desta pesquisa e comparando com alguns arquétipos e modelos de inovação, verificou-se que a empresa precisa de processos e capacidades diferentes das atuais para ser considerada uma empresa inovadora. Os principais fatores inibidores identificados como estrutura, processos e pessoas podem ser minimizados com a determinação de promover mudanças, de desafiar o status quo e arriscar mais, porque inovar é correr riscos. A aproximação da abordagem do design, que tem natureza colaborativa e exploratória, com os modelos tradicionais oferece caminhos no presente para a empresa desenvolver a inovação com visão sistêmica no futuro. Para dar os primeiros passos desta mudança e adotar modelos não lineares, interativos e de experimentos, sugere-se iniciar com um projeto piloto orientado pelo design, conforme mapa conceitual proposto na presente pesquisa-ação.;
metadataTrad.dc.description.abstract The innovation becomes increasingly relevant to the competitiveness of contemporary businesses. However, the contexts for innovating are increasingly dynamic, uncertain and complex, requiring new models, ways and tools of management and innovation. The main challenge of the researched company is to change its perspective of innovation embedded in product development to an innovative organizational environment. Given this context, it was established as objective to evaluate the orientated innovation potentialities by the company Artecola Química´s design. This action-research of qualitative nature was divided into two stages, the first consisting of the current diagnosis of the company’s innovation process and in the second stage was developed a practical experience with twelve (12) people for, from a new perspective of orientated innovation by design, assessing their potentialities to innovate in a changing and uncertainness scenario. Depth interviews were carried out with the research participants in order to understand their perception about the current innovation process. These employees participated in a practice experience using the design thinking methodology to solve a real business challenge and after this experience new depth interviews were carried out for evaluating the potential of orientated innovation by design. Initially, it can be stated that the company is perceived in the market as innovator but after this research's academic studies and comparing with some archetypes and innovation models, it was found out that the company needs processes and capacities different from the current ones in order to be considered an innovator company. The main inhibiting factors identified, like structure, processes and people, can be minimized with a determination to bring up changes, challenge the status quo and risking more because innovation is risk. The approximation of the design approach, which has a collaborative and exploratory nature, to the traditional models provides, in the present, ways for the company developing innovation with a systemic view on the future. To take the first steps of this change and adopt non-linear interactive models and of experiments, it is suggested to start with a pilot project orientated by the design, according to the concept map proposed in this action-research.;
metadataTrad.dc.subject Inovação; Inovação orientada pelo design; Design thinking; Innovation; Design-driven innovation;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2014-03-06;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4348;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Administração;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics