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Responsabilidade social empresarial e agregação de valor : o caso de uma empresa plantadora de eucalipto na Amazônia

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metadataTrad.dc.contributor.author Silva, Márcia Regina Marques Amado da;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/9597096368932293;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Borchardt, Miriam;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2943895512034908;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola Politécnica;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Responsabilidade social empresarial e agregação de valor : o caso de uma empresa plantadora de eucalipto na Amazônia;
metadataTrad.dc.description.resumo Este trabalho tem por objetivo analisar como as ações de responsabilidade social empresarial (RSE) desenvolvidas por uma empresa plantadora de eucalipto na Zona da Amazônia Legal agregam valor para a empresa e para seus stakeholders. A pesquisa se desenvolveu por meio de estudo de caso, com coleta de dados por meio de entrevistas e análise de resultados com base no referencial teórico existente na literatura disponíveis no portal CAPES, GOOGLE ACADÊMICO, SCOPUS/SCIENCE DIRECT, EBSCO, EMERALD, Livros e Revistas. Foram estudados a empresa, stakeholders internos, stakeholders externos vinculados à empresa e stakeholders externos, a fim de analisar como a empresa define sua estratégia de negócios ao mesmo tempo em que contempla ganhos financeiros sem perder de vistas com relação a sua responsabilidade perante toda a sociedade. A empresa estudada situa-se numa região de floresta amazônica, cerrado e área de transição. Embora abrigue polêmicas em torno de suas atividades, mostra-se sensível às questões sociais e ambientais. Os resultados indicam que para a empresa conseguir a agregação de valor por meio de RSE foi necessário investir na governança humana dos seus colaboradores e integrar as iniciativas sociais com as suas estratégias de negócios, alternativa importante para práticas de desenvolvimento sustentável na região da Amazônia Legal. A empresa obtém agregação de valor de suas iniciativas de RSE dado as melhorias de relacionamentos com os grupos de stakeholders, motivação dos trabalhadores, ganho em produtividade e melhoria da imagem corporativa. No que se refere aos stakeholders internos (funcionários), as ações de RSE geram valor em função da melhoria de vida dos profissionais, somadas ao respeito e á preocupação da empresa relacionado à preservação do meio ambiente. Para os stakeholder externos vinculados à empresa (parceiros), o valor agregado é evidenciado na melhoria da qualidade de vida no campo social, econômico e ambiental da comunidade. E os stakeholder externos ratificam-se os problemas relacionados à água após o plantio de eucaliptos, e questiona-se que o Estudo de Impacto Ambiental que concedeu o licenciamento da empresa não contempla todo o território indígena.;
metadataTrad.dc.description.abstract This work aims to analyze how actions of corporate social responsibility (CSR) de-veloped by a eucalyptus plantation company in the Amazon zone add value to the company and its stakeholders. The research was developed through case study with data collection using results of interviews and analysis based on existing theoretical literature available in the CAPES portal, GOOGLE SCHOLAR, SCOPUS / SCIENCE DIRECT, EBSCO, EMERALD, books and magazines. The company, internal stake-holders, external stakeholders related to the company and external stakeholders were studied in order to analyze how the company defines its business strategy while contemplating financial gain without losing views with respect to its responsi-bility to the whole society. The company studied is located in a region of the Amazon rainforest, savannah and transition area. The company, although holding controver-sy about its activities, proves to be sensitive to social and environmental issues. The results indicate that for the company to achieve added value through CSR was necessary to invest in human governance of its employees and integrate social initiatives with their business strategies, important alternative to sustainable development practices in the Amazon region. The company obtains added value of their CSR initiatives given the improvements relationships with stakeholder groups, employee motivation, productivity gains and improved corporate image. With regard to internal stakeholders (employees), CSR actions generate value as a function of improving the lives of professionals, added to the respect and will concern the company related to the preservation of the environment. For external stakeholders related to the company (partners), the value is evidenced in improving the quality of life in the social, economic and environmental community. And the external stake-holder ratify up the problems related to water after planting eucalyptus, and asks that the Environmental Impact Study which granted the license the company does not include the entire Indigenous territory.;
metadataTrad.dc.subject Responsabilidade social empresarial; Agregação de valor e stakeholders; Definições relativas à RSE; Corporate social responsibility; Adding value and stakeholders; Definitions relating to CSR;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2015-11-23;
metadataTrad.dc.description.sponsorship Nenhuma;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/4981;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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