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Formação de professores em tecnologias digitais em diálogo com as políticas públicas no estado do Paraná

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Autor Palagi, Ana Maria Marques;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7725530207542627;
Orientador Schlemmer, Eliane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5391034042353187;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Formação de professores em tecnologias digitais em diálogo com as políticas públicas no estado do Paraná;
Resumo Esta tese intitulada Formação de Professores em Tecnologias Digitais em Diálogo com as Políticas Públicas no Estado do Paraná tem como problema de pesquisa investigar como as propostas de formação continuada de professores da Rede Estadual do Paraná, em Tecnologias Digitais (TDs), dialogam com as políticas públicas estaduais e federais. Do problema de pesquisa derivaram as seguintes questões: Quais são as políticas públicas federais e estaduais vinculadas à formação de professores em TD, na educação? Quais são os cursos de formação continuada de professores, em TD, ofertados pela Rede Estadual do Paraná? O objetivo geral consiste em compreender como as propostas de formação continuada de professores da Rede Estadual do Paraná em TD, que são ofertadas, dialogam com as políticas públicas federais e estaduais. Quanto à abordagem trata-se de uma pesquisa quantitativa e qualitativa, de natureza exploratória. No que se refere a metodologia é uma pesquisa bibliográfica e documental usou como instrumento investigativo a análise documental, com documentos produzidos pelo MEC, SEED, SEED/PR, tabelas estatísticas, relatórios, leis, projetos, planos de trabalho da SEED, Diretrizes Curriculares Nacionais e estaduais, dentre outros. Os conceitos de Educação, Desenvolvimento e de Tecnologias se apoiam em estudos de Freire (1993), Giroux (1997), Vieira Pinto (2005), Alarcão (2001), Orso (2001, 2007, 2012), Schlemmer; Lopes; Adams (2014) e Castells (1999); os conceitos de Formação Continuada de Professores em Tecnologias Digitais, em Romaniowski (2010), Martins (2010); Schlemmer (2010, 2011), Almeida (1997, 2001, 2004, 2011, 2013) e Cunha (2013, 2014), e os conceitos de instrumentação e instrumentalização em Rabardel (1995). O resultado da pesquisa aponta que as políticas públicas federais, de formação continuada dialogam em suas propostas e implementações, havendo uma correspondência muito estreita em todas as ações, com as políticas públicas da rede estadual do Paraná. A pesquisa mostrou, também, que as ofertas de formação continuada em tecnologias digitais, pela rede estadual do Paraná, têm como predominância cursos e oficinas, e que seus objetivos estão predominantemente para a instrumentalização, visando ao aspecto profissional na perspectiva do “uso de” determinadas tecnologias digitais.;
Abstract This thesis entitled Teacher Training in Digital Technologies Dialogue with Public Policies in the State of Paraná has the research problem to investigate how the proposed continuing education of teachers of Paraná State Network in Digital Technologies (DT), dialogue with the political state and federal government. The research problem derived the following questions: What are the federal and state public policies related to teacher training in DT, in education? What are the continuing education courses for teachers in DT offered by the State Network of Paraná? The overall objective is to understand how the proposed continuing education of teachers of Paraná State Network in DT, which are offered, dialogue with federal and state public policies. As for the approach it is a quantitative and qualitative research, exploratory in nature. As regards the methodology is a bibliographical and documentary research used as an investigative tool to document analysis, with documents produced by MEC, SEED, SEED / PR, statistical tables, reports, laws, projects, SEED work plans, National Curriculum Guidelines and state, among others. The concepts of Education, Development and Technologies rely on Freire's studies (1993), Giroux (1997), Vieira Pinto (2005), Alarcão (2001), Orso (2001, 2007, 2012), Schlemmer; Lopes; Adams (2014) and Castells (1999); the concepts of Continuing Teacher Training in Digital Technologies in Romaniowski (2010), Martins (2010); Schlemmer (2010, 2011), Almeida (1997, 2001, 2004, 2011, 2013) and Cunha (2013, 2014), and instrumentation concepts and instrumentalization in Rabardel (1995). The research result shows that the federal public policies, continuing education dialogue in their proposals and implementations, there is a very close match in all actions with the public policy of the state of Paraná network. The survey also showed that continuing education offerings in digital technologies, by the network state of Paraná, have the predominance courses and workshops, and what your goals are predominantly for instrumentation, aimed at professional look from the perspective of "use" certain digital technologies.;
Palavras-chave Tecnologias digitais; Formação de professores; Políticas públicas; Digital technologies; Teacher training; Public policies;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2016-03-31;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5532;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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