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Do papel ao design responsivo: um estudo de caso sobre Zero Hora

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metadataTrad.dc.contributor.author Silva, Diego Borges da;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Silva, André Conti;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/2205560549518826;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.title Do papel ao design responsivo: um estudo de caso sobre Zero Hora;
metadataTrad.dc.description.resumo Partindo do pressuposto de que a cultura da interface representa uma revolução do ponto de vista de impacto e mudanças sociais, culturais e históricas, o conceito de interface está diretamente relacionado à utilidade prática do design. Os hiperlinks – ferramentas formadoras do conceito de interface – são também, nesse contexto, formas de consumir informação e conteúdo. Na medida em que as mudanças acontecem, múltiplas possibilidades de consumir informação são oferecidas pelos dispositivos digitais. No princípio era o jornal apenas no papel. Após isso, o jornal na internet e em suas múltiplas plataformas mobile surgiram. Essas novas ferramentas, assim, permitem ao leitor/usuário consumir a informação onde quiser, de forma prática e portátil. Sendo assim, esta pesquisa busca responder, através da análise do jornal Zero Hora – principal veículo impresso de comunicação do Sul do Brasil – como o meio impresso pode ser revitalizado, a fim de competir com as atuais ferramentas digitais. Para tanto é feito um levantamento bibliográfico dos conceitos que fundamentam o design responsivo. Até então, sabemos que o design responsivo é uma resposta, por tornar um layout de qualquer site adaptável para diferentes formatos que possam existir. Por fim, entende-se o design como a própria ferramenta de informação, ao passo que facilita a conexão entre o impresso e o digital.;
metadataTrad.dc.description.abstract Departing from the assumption that interface culture represents an immeasurable revolution not only in terms of impact, but also regarding social, cultural and historical changes, the concept of interface is directly related to the practical usefulness of design. Within this context, hyperlinks, which are tools responsible for the concept of interface, also represent a means for the consumption of information and content. As changes occur, a multitude of opportunities for information consumption have been offered by digital devices. In the beginning, newspapers were printed only; later, newspapers on the internet and on a variety of mobile platforms were created. These new tools allow readers/users to consume information as they wish, in a practical and portable way. This considered, the present study investigates Zero Hora – the main printed means of communication in Southern Brazil -, aiming to discuss how print media may be revitalized, in order to compete with the current digital tools. Before our analysis is presented, however, a new reading of the concepts that underlie the definition of responsive design proves necessary. We presently know that responsive design is a solution that enables the layout of a site to adapt to any format. Therefore, we may suggest that design is an information tool itself.;
metadataTrad.dc.subject Design responsivo; Interface; Layout; Mobile; Responsive design;
metadataTrad.dc.type TCC;
metadataTrad.dc.date.issued 2013;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5608;
metadataTrad.dc.audience.educationLevel Especialização;
metadataTrad.dc.curso Design Gráfico;


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