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Produção escrita e ensino comunicativo: análise de tarefas pedagógicas do material didático de um curso livre

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Autor Charão, Larissa Borges;
Orientador Salimen, Paola Guimaraens;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7207222402966634;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Produção escrita e ensino comunicativo: análise de tarefas pedagógicas do material didático de um curso livre;
Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar as tarefas de produção escrita do material didático de um curso livre, a fim de verificar em que medida elas se relacionam a metodologia comunicativa proposta por ele. Partindo do pressuposto de que aprender uma língua é aprender a utilizá-la para interagir em diferentes contextos sociais, as tarefas pedagógicas devem expressar de forma e clara, em seus enunciados, as informações referentes à posição enunciativa do autor, ao interlocutor projetado e ao propósito de uso da linguagem. A partir das análises, concluiu-se que, das seis tarefas do material, três estão alinhadas de modo satisfatório à visão de uso da língua como ação social, visto que apresentam propósitos coerentes e informações claras quanto à posição enunciativa do autor e quanto ao interlocutor projetado. Já as outras três precisam de adaptação para que se alinhem de modo mais contundente à visão de uso da linguagem como ação social, pois não expressam seus propósitos e/ou interlocutores de maneira apropriada.;
Abstract This paper aims to analyze the writing tasks from the textbook of a language course in order to verify to what extent they relate to the communicative methodology proposed by the school. Based on the perspective that learning a language is learning how to use it to interact in different social contexts, the pedagogical tasks should express in their statements information regarding the position of the author, the interlocutor, as well as the purpose of language use. The results show that, out of the six tasks analyzed, three are satisfactorily aligned to the vision of language as social practice, since they present coherent purposes and clear information on the author’s position and interlocutor. The other three tasks, however, need adaptation to align more strongly to this view, because they don’t express purposes and interlocutors in an appropriate way.;
Palavras-chave Ensino comunicativo; Tarefas de produção escrita; Língua Inglesa; Communicative approach; Writing tasks; English;
Tipo TCC;
Data de defesa 2016;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/5788;
Nivel Especialização;
Curso Ensino de Línguas Estrangeiras: Contextos de Aprendizagem e Tecnologias;


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