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Análise da percepção do leitor de zero hora sobre conteúdo editorial e conteúdo comercial em informes publicitários

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Autor Knewitz, Rosa Magali Schmitt;
Orientador Wolfarth, Juliana;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6042530668743684;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Análise da percepção do leitor de zero hora sobre conteúdo editorial e conteúdo comercial em informes publicitários;
Resumo Muito se tem discutido a respeito do impacto dos informes publicitários e a nova forma como a publicidade tradicional, que já saturou o público em geral, vem se apropriando das ferramentas do jornalismo para tentar atrair a atenção do consumidor. Esta prática, citam alguns autores, estaria rompendo o limite entre estas duas áreas de conhecimento. Considerados um tipo de propaganda disfarçada de conteúdo editorial com o objetivo de obter maior engajamento do consumidor, os informes publicitários se transformaram em uma ferramenta bastante utilizada nos veículos impressos para divulgar as marcas. No entanto, apesar das referências negativas, autores como Fraga e Silva (2015) assinalam que as pesquisas desenvolvidas até então abordam somente a visão do jornalismo e da publicidade, sem considerar a opinião do principal ente deste processo: o leitor. A partir disso, identificou-se uma lacuna para explorar e ampliar este tema para descobrir qual o valor percebido pelo leitor sobre os informes comerciais veiculados no jornal Zero Hora. Como principais resultados desta pesquisa, concluiu-se que o leitor frequente do jornal percebe a diferença, mesmo que sutil, entre a abordagem jornalística e a publicitária dos conteúdos. Este mesmo leitor não se incomoda de consumir propaganda neste formato e sente-se invadido quando os informes comerciais apresentam anúncios em demasia. A pesquisa revelou ainda que o leitor prefere um publieditorial com conteúdo agregado e a possibilidade de obter uma informação a respeito da marca a um anúncio tradicional e impositivo com o objetivo único de vender um produto.;
Palavras-chave Publieditorial; Informe publicitário; Jornal; Zero Hora; Leitor;
Tipo TCC;
Data de defesa 2016;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6195;
Nivel MBA;
Curso Marketing Estratégico;


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