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Infraestrutura e comércio internacional: uma abordagem a partir do modelo gravitacional para os países da América Latina

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Autor Cruz Junior, Luiz Valdemir Ribas da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2057342424272246;
Orientador Massuquetti, Angélica;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0530636583742073;
Co-orientador Azevedo, André Filipe Zago de;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/0625926234026025;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Infraestrutura e comércio internacional: uma abordagem a partir do modelo gravitacional para os países da América Latina;
Resumo A infraestrutura é peça chave em estudos de comércio internacional. Sua provisão explica, não apenas, os custos de comércio, mas seus efeitos sobre o crescimento e o desenvolvimento econômico. Além disso, combinado com as condições geográficas, como distância, fornece um poder de explicação bastante sólido sobre os fluxos de comércio bilateral. Neste sentido, o objetivo geral deste trabalho é estimar a influência da infraestrutura no comércio dos países da América Latina. Para tal, utilizou-se como metodologia o modelo gravitacional em dados em painel para o período entre 2006 e 2013. A amostra de países dividiu-se em duas. A primeira considerou o comércio entre os países da América Latina, sendo composta por 15 países. Já a segunda compreendeu os principais parceiros comerciais dos países analisados, em um total de 74 países. Na amostra ampliada, os resultados demonstraram que a infraestrutura geral e os portos dos países importadores e exportadores foram as variáveis que mais afetaram o comércio. Os países da região foram bastante sensíveis à infraestrutura do país exportador, dado que infraestrutura geral dos países exportadores gerou efeitos negativos no comércio da América Latina. Em relação apenas ao comércio entre os países da América Latina, as rodovias apresentaram resultados prejudiciais ao comércio. Assim, constataram-se potencialidades para ampliação do comércio, a partir de uma melhora na qualidade de infraestrutura rodoviária, importante na coesão interna dos territórios destes países. Identificou-se que a região possui uma brecha na provisão eficiente de infraestrutura, prejudicando os países em termos de obter maiores ganhos de comércio.;
Abstract Infrastructure is a crucial point within the studies of international trade. Its provision explains not only the costs of commerce, but also its effects upon the growth and economic development. Besides this, when combined with geographical conditions, such as distance, it provides a very solid capacity of explanation about the bilateral commercial fluxes. In this sense, the goal of this work is to estimate the influence of the infrastructure on the countries of Latin America. For such, the methodology that has been used is the gravitational model in panel-data for the period between 2006 and 2013. The sample of countries were divided in two groups. The first one, considered the commerce among the countries of Latin America, composed by 15 of them. The second group was composed by the main commercial partners of the analyzed countries, a total amount of 74 countries. In the expanded sample, the results showed that the general infrastructure and the importer/exporter’s port were the factors that most affect the commerce. The countries of the region were quite sensible to the infrastructure of the exporter, given that the general infrastructure of the exporter countries had generated negative effects in the commerce of Latin America. Regarding only to the trade between countries of Latin America, the roads showed harmful results for the commerce. Thus, it was possible to verify potentialities for the expansion of the commerce, as of improving the infrastructure’s roads quality - so important in the internal cohesion of those countries. It was also verified that the region has a gap on the efficient provision of infrastructure, spoiling its countries in terms of obtaining bigger profits from the commerce.;
Palavras-chave Infraestrutura; Geografia; América Latina; Modelo gravitacional; Infrastructure; Geography; Latin America; Gravity model;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2017-02-16;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; PROSUP - Programa de Suporte à Pós-Gradução de Instituições de Ensino Particulares;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6217;
Programa Programa de Pós-Graduação em Economia;


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