RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Marketing de relacionamento no setor educacional: Proposição de ações de retenção e fidelização de estudantes de ensino médio

Mostrar registro simples

Autor Reginato, Virginia Prux;
Orientador Hofstätter, Cássia Rebelo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3796462218508753;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Marketing de relacionamento no setor educacional: Proposição de ações de retenção e fidelização de estudantes de ensino médio;
Resumo No setor educacional, a evasão e a migração de estudantes do Ensino Fundamental de escolas particulares, para o Ensino Médio de escolas públicas, é um fator preocupante. É preciso buscar a permanência desses jovens na instituição de origem, oferecendo atrativos capazes de garantir a conclusão do ensino escolar na mesma escola. Esse ambiente de crescentes mudanças exige inovações constantes. Dessa forma, faz-se necessário aprimorar a qualidade da interação com os clientes. Ações de marketing de relacionamento contribuem para a fidelização de clientes por meio da aproximação, desenvolvendo as relações entre as empresas e seus clientes. O objetivo deste trabalho consistiu em propor ações de relacionamento visando a retenção e fidelização dos estudantes na última etapa da educação básica. Para tanto, foram avaliados o grau de satisfação, as expectativas e as percepções de estudantes no Ensino Médio e em fase de conclusão do Ensino Fundamental do Colégio Marista Maria Imaculada, de Canela – RS. A avaliação se deu por meio de estudo de caso, com a aplicação de duas pesquisas quantitativas e uma qualitativa. Além disso, o estudo apoiou-se em fundamentação teórica e avaliação do cenário em que se encontra a escola. A análise dos resultados contribuiu para a criação de ações, que permitirão a correção e o aperfeiçoamento dos processos, sistemas e demais fatores que possam influenciar na busca pela excelência em retenção e fidelização de clientes, garantindo à instituição a vantagem competitiva para se manter e se diferenciar no mercado.;
Abstract In the education sector, the evasion and migration of primary school students from private to state high schools is a cause for concern. It is necessary to seek the permanence of these young people in the institution of origin, offering attractions able to guarantee the completion of school education in the same school. This environment of increasing changes requires constant innovation. Therefore, it is necessary to improve the quality of interaction with customers. Relationship marketing actions contribute for clients fidelization is the discipline that proposes to keep clients loyal by approaching, developing relationships between companies and their clients. The purpose of this work was to propose actions of relationship aiming at the retention and loyalty of students in the last stage of basic education. Therefore, it was evaluated the degree of satisfaction, the expectations and the perceptions of students in High School and at the completion phase of the Elementary School of the Marista Maria Imaculada School, in Canela – RS. The assessment was done through a case study, with the application of two quantitative and one qualitative researches. Furthermore, the study was based on theoretical foundation and evaluation of the region in which the school is located. The analysis of the results contributed to the creation of actions, which will allow the correction and improvement of the processes, systems and other factors that may influence the search for excellence in retention and customer loyalty, guaranteeing the institution the competitive advantage to keep and distinguish themselves in the market.;
Palavras-chave Marketing; Relacionamento; Gestão; Escola; Relationship; Management; School;
Tipo TCC;
Data de defesa 2017;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/6575;
Nivel MBA;
Curso Gestão Estratégica de Negócios;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística