RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Formação integral e currículo: entrecruzamentos no Projeto Educativo Comum das escolas da RJE

Mostrar registro simples

Autor Castro, Caio Augusto Lima de;
Orientador Braga, Suzana;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Formação integral e currículo: entrecruzamentos no Projeto Educativo Comum das escolas da RJE;
Resumo O presente artigo tem como perspectiva de análise uma revisão teórica dos conceitos de formação integral e currículo e suas implicações no Projeto Educativo Comum (PEC) das escolas da Rede Jesuíta de Educação (RJE). A discussão ora realizada sobre o conceito de formação integral está assentada nos estudos de Coelho (2004), Posada (2006) e Vale (2014). Por sua vez, é na área da Teoria do Currículo, considerando-se os trabalhos de Veiga-Neto (2000), Moreira e Candau (2007), Moreira (2012), Sacristán (2013), Young (2013) e Silva (2016), que é desenvolvida a reflexão sobre o currículo no PEC. No limite, defendemos que, do entrecruzamento entre esses dois conceitos, emergirá a inovação no âmbito das escolas da RJE, tendo na pluralidade cultural e no “conhecimento poderoso” (YOUNG, 2013), associados à pedagogia inaciana, seu grande diferencial.;
Palavras-chave Formação integral; Currículo; Rede Jesuíta de Educação; PEC;
Tipo TCC;
Data de defesa 2018;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7367;
Nivel Especialização;
Curso Educação Jesuítica: Aprendizagem integral, Sujeito e Contemporaneidade;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística