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Posições de poder e influência nos fluxos de relações em uma agência de desenvolvimento regional do estado de Santa Catarina

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Autor Packer, Osni;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5485959259979914;
Orientador Verschoore Filho, Jorge Renato de Souza;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5485189907016634;
Co-orientador Adami, Vivian Sebben;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/9852642190750808;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Posições de poder e influência nos fluxos de relações em uma agência de desenvolvimento regional do estado de Santa Catarina;
Resumo O Governo do Estado de Santa Catarina implementou uma reforma administrativa, estabelecendo a descentralização da estrutura de governo, com a criação das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs), cujo objetivo é possibilitar a execução de diversos projetos e ações na sua região de inserção. O objetivo deste estudo foi analisar o funcionamento de uma ADR, a partir dos fluxos de comunicação, interação estratégica, autorizações e/ou aprovações técnicas de projetos, e das posições de poder e influência de seus atores. Para estudar essa nova realidade, selecionou-se a 12.ª ADR de Rio do Sul. Para isso escolheram-se a metodologia de análise de redes sociais (ARS) e a abordagem quantitativa. Mensuraram-se diversas propriedades estruturais em nível de rede e de ator, elaborando-se sociogramas para cada uma das relações estabelecidas. Concluiu-se que a rede se apresenta com uma densidade baixa e pouco coesa. É bastante concentrada em determinados atores identificados com o poder e a influência; e há muitos atores periféricos. A baixa conexão entre os atores resulta em uma quantidade também baixa de poder na rede. Os atores que concentraram maior poder e influência foram o Secretário Executivo Regional, seguidos do Gerente de Administração, Finanças e Contabilidade, o Gerente de Educação e o Consultor Jurídico nas trocas de informações quanto na busca por interação, e nas autorizações e/ou aprovações de projetos aparecem o Secretário Executivo Regional, o Consultor Jurídico e o Controle Interno. Comparada à concepção da ADR, constatou-se que o funcionamento da Agência, na prática, possui fragilidades e, por ser uma rede esparsa, cujo funcionamento se concentra em poucos atores, e os atores periféricos não contribuírem relevantemente para seu desempenho, apresenta dificuldades principalmente na operacionalização dos projetos. Sugere-se reestruturação que congregue os atores periféricos em todos os fluxos ou uma estrutura com menor número de atores para maior agilidade. Este estudo proporciona parâmetros para gestores públicos analisarem as administrações voltadas para uma nova estrutura e para a governança. Para a academia, o estudo contribuiu para o crescimento do conhecimento sobre o campo estudado, a partir da perspectiva das redes sociais.;
Abstract The Government of the State of Santa Catarina implemented an administrative reform, establishing the decentralization of the government structure, with the creation of Regional Development Agencies (ADRs), whose objective is to enable the execution of several projects and actions in its region of insertion. The purpose of this study was to analyze the functioning of an ADR, based on communication flows, strategic interaction, technical approvals and / or approvals of projects, and the positions of power and influence of its actors. In order to study this new reality, the 12th ADR of Rio do Sul was selected. The methodology of social network analysis (ARS) and the quantitative approach were chosen. Several structural properties were measured at network and actor level, and sociograms were elaborated for each of the relationships established. It was concluded that the network presents a low density and little cohesion. It is rather concentrated on certain actors identified with power and influence; and there are many peripheral actors. The low connection between the actors results in a very low amount of power in the network. The actors who concentrated the greatest power and influence were the Regional Executive Secretary, followed by the Administration, Finance and Accounting Manager, the Education Manager and the Legal Adviser in the exchange of information as to the search for interaction, and in the authorizations and / or approvals of projects include the Regional Executive Secretary, the Legal Adviser and the Internal Control. Compared with the concept of ADR, it has been found that the functioning of the Agency in practice is fragile and, because it is a sparse network whose operation is concentrated in few actors, and the peripheral actors do not contribute significantly to its performance, presents difficulties mainly in the operationalization of the projects. It is suggested a restructuring that brings together the peripheral actors in all the flows or a structure with smaller number of actors for greater agility. This study provides parameters for public managers to analyze administrations focused on a new structure and governance. For the academy, the study contributed to the growth of knowledge about the field studied, from the perspective of social networks.;
Palavras-chave Desenvolvimento regional; Descentralização; Redes; ARS; Poder e influência; Regional development; Decentralization; Networks; ARS; Power and influence;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-10-31;
Agência de fomento UNIDAVI- Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/7617;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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