Autor |
Souza, Evelin; Silveira, Maria Aparecida; Souza, Maria da Graça; Kebach, Patrícia Fernanda Carmem; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2990349163952589; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Relato de experiência do PIBID: os sentimentos infantis despertados através do cuidado com os animais da fazenda; |
Resumo |
O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido pelas acadêmicas bolsistas Evelin Souza, Maria Aparecida Silveira e Maria da Graça Souza na E.M.E.I. Alice Maciel com observações, seus interesses e necessidades em trabalhar com seus sentimentos na turma de Maternal II A, composta por 20 alunos.
Inicialmente, foi realizada uma expedição investigativa para saberem qual a área de interesse dos alunos. O projeto desenvolvido chamado “O Maternal II tinha um sítio!”, surgiu do interesse pelos animais, após passeio realizado no bairro da escola e de acordo com o desejo deles em conhecer um espaço onde havia ovelhas. Durante o passeio, eles observavam atentos os animais encontrados no caminho: cavalo, cachorro, gatos.
Os animais fazem parte do dia a dia das crianças, por estarem presentes em desenhos animados, histórias, livros, filmes, jogos e brinquedos. Possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais, já que o tema desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que, em geral, contam com várias informações relativas a ele. A aplicação deste projeto facilitou a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente, cujo conhecimento sobre a temática foi aprofundado e ampliado em várias atividades. Segundo Vaccari e Almeida (2007, p. 112).; |
Palavras-chave |
Animais; Cuidados; Musicalização; Socialização; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8340; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |