Abstract:
O ensino de química deve atender as demandas da sociedade atual, voltado para a alfabetização científica e contextualizado com abordagens de ensino diferenciadas. Nesta perspectiva, Chassot (2016), fala da importância de associar a Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) aos conteúdos de química e assim contribuir para despertar o senso crítico e reflexivo do aluno, fazendo-o entender que a evolução da ciência e da tecnologia fazem parte da sociedade e o ambiente. Os PCNs vem de encontro com a abordagem CTSA no ensino, referendam a visão da necessidade de se trabalhar os conhecimentos químicos de forma contextualizada, ou seja, relacionando-os com a realidade sociocultural do aluno e com situações-problema que abram espaços em sala de aula para discussões sobre as aplicações e implicações dos desenvolvimentos advindos da ciência na evolução tecnológica e social (AMARAL, et al. 2009)”. Nesse sentido, os alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de Química do Instituto Federal do Paraná (IFPR), aplicaram uma sequência didática (SD) com enfoque CTSA, para o estudo de Titulação Ácido- Base, por meio da temática leite com uma turma de segundo ano do ensino médio no colégio estadual Padre Ponciano José de Araújo, totalizando doze horas aula.