RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Projeto PIBID dança “ludiciando”: a dança através do lúdico

Mostrar registro simples

Autor Rodrigues, Joice Soares; Oliveira, Ivânia Silva de; Zanella, Andrisa Kemel; Nascimento, Flávia Marchi;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5624724175235126; http://lattes.cnpq.br/0179070058662351; http://lattes.cnpq.br/0831981294417458;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Projeto PIBID dança “ludiciando”: a dança através do lúdico;
Resumo Está escrita tem uma abordagem qualitativa e caracteriza-se como um relato reflexivo sobre as experiências vivenciadas a partir do planejamento, prática e reflexão de oficinas disciplinares, ministradas pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Dança – Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas, em escolas de Educação Básica, durante o primeiro semestre de 2017. Em um dos encontros do PIBID – Dança as coordenadoras de área lançaram a proposta de elaboração de um projeto para ser desenvolvido com uma turma da escola que estávamos inseridas. As atividades foram elaboradas com a finalidade de fortalecer o campo da dança na escola como área de conhecimento, possibilitando variadas vivências corporais aos alunos. No caso do projeto aqui relatado, escolheu-se desenvolver uma prática de ensino de dança, tendo como temática as brincadeiras lúdicas, com o objetivo de levar atividades que proporcionassem a experiência com a dança e interação entre os alunos, sem diferenciação de gênero. Pensou-se em trabalhar a dança a partir de uma abordagem focada na criação de movimentos utilizando o lúdico, a improvisação e a expressão corporal, deixando de lado a ideia de recreação, ainda associado à dança no espaço escolar.;
Palavras-chave Dança; Escola; PIBID; Lúdico; Brincadeiras;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8346;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística