Autor |
Rodrigues, Joice Soares; Oliveira, Ivânia Silva de; Zanella, Andrisa Kemel; Nascimento, Flávia Marchi; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5624724175235126; http://lattes.cnpq.br/0179070058662351; http://lattes.cnpq.br/0831981294417458; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Projeto PIBID dança “ludiciando”: a dança através do lúdico; |
Resumo |
Está escrita tem uma abordagem qualitativa e caracteriza-se como um relato reflexivo sobre as experiências vivenciadas a partir do planejamento, prática e reflexão de oficinas disciplinares, ministradas pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Curso de Dança – Licenciatura, da Universidade Federal de Pelotas, em escolas de Educação Básica, durante o primeiro semestre de 2017. Em um dos encontros do PIBID – Dança as coordenadoras de área lançaram a proposta de elaboração de um projeto para ser desenvolvido com uma turma da escola que estávamos inseridas. As atividades foram elaboradas com a finalidade de fortalecer o campo da dança na escola como área de conhecimento, possibilitando variadas vivências corporais aos alunos.
No caso do projeto aqui relatado, escolheu-se desenvolver uma prática de ensino de dança, tendo como temática as brincadeiras lúdicas, com o objetivo de levar atividades que proporcionassem a experiência com a dança e interação entre os alunos, sem diferenciação de gênero. Pensou-se em trabalhar a dança a partir de uma abordagem focada na criação de movimentos utilizando o lúdico, a improvisação e a expressão corporal, deixando de lado a ideia de recreação, ainda associado à dança no espaço escolar.; |
Palavras-chave |
Dança; Escola; PIBID; Lúdico; Brincadeiras; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8346; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |