RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no 1° ano do E.F.

Mostrar registro simples

Autor Lemos, Isadora da Silva; Camargo, Gislene;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6807972777961754; http://lattes.cnpq.br/2494229456413984;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título A importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem no 1° ano do E.F.;
Resumo As crianças do 1º ano do Ensino Fundamental (EF) de hoje, são as crianças que há poucos anos estavam no pré-escolar da Educação Infantil (EI), desse modo, formulou-se o problema: o que mudou no processo de ensino e aprendizagem com essa transição? Entendendo que as crianças 6 anos ocupam os bancos escolares no 1º ano, busca-se nessa experiência de iniciação à docência, refletir se o lúdico as acompanha. Durante o período de formação inicial, aprende-se sobre teorias e sobre a importância de trabalhar de forma lúdica, diante das observações e intervenções na escola campo do Pibid/Pedagogia, buscou-se analisar as crianças do 1º ano e as relações do lúdico com o processo de ensino e aprendizagem. Percebeu-se que as crianças interagiram melhor com as atividades lúdicas, sentiram-se mais à vontade para participar e expressar suas opiniões. Foi possível averiguar que as crianças se relacionam melhor com os conhecimentos abordados de forma lúdica.;
Palavras-chave Brincadeira; Lúdico; PIBID; Alfabetização; Alfabeto;
Tipo Trabalho apresentado em evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8357;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística