Mostrar registro simples

Autor Bussolotto, Luis Eduardo; Silva, Manuel Moreira da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6011227206847583; http://lattes.cnpq.br/7628646980025429;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Idioma pt_BR;
Título Lógos Card Game: o ensino de filosofia através do jogo;
Resumo Conhecer os filósofos e seus pensamentos sempre foi uma tarefa difícil para os alunos da educação básica, assim como ensiná-los tem-se mostrado uma tarefa inglória para os professores de filosofia. No caso dos gregos, nomes como Anaxímenes, Heráclito, Protágoras e Epicuro entre outros não permanecem mais que como nomes confusos de pensadores cujas concepções filosóficas estão fadadas a desaparecer tão rápido quanto são apresentadas aos discentes. Em grande parte resultante das metodologias tradicionais de ensino de filosofia, por sua vez meras apropriações ou reproduções de métodos e técnicas de ensino oriundas de outras disciplinas, o estudo dos filósofos, ou antes de suas teorias e doutrinas, ou se resume a uma história contada historicamente ou a uma tentativa de filosofar que pouco ou nada incidem sobre a compreensão, a capacidade e o prazer de pensar já prenhes em boa parte dos discentes. Em suma, a filosofia é ser vista como “difícil” justamente porque a forma como é ensinada no ensino médio atualmente, ainda que de modo gradativo, termina por diminuir o entusiasmo e o entendimento nos alunos mais que por incentivá-los e encorajá-los a pensar.;
Palavras-chave Ensino; Filosofia; Jogo; Lúdico;
Tipo Resumo de evento;
Data de defesa 2017-12-13;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8369;
Titulo do Evento II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística