Autor |
Bussolotto, Luis Eduardo; Silva, Manuel Moreira da; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6011227206847583; http://lattes.cnpq.br/7628646980025429; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Lógos Card Game: o ensino de filosofia através do jogo; |
Resumo |
Conhecer os filósofos e seus pensamentos sempre foi uma tarefa difícil para os alunos da educação básica, assim como ensiná-los tem-se mostrado uma tarefa inglória para os professores de filosofia. No caso dos gregos, nomes como Anaxímenes, Heráclito, Protágoras e Epicuro entre outros não permanecem mais que como nomes confusos de pensadores cujas concepções filosóficas estão fadadas a desaparecer tão rápido quanto são apresentadas aos discentes. Em grande parte resultante das metodologias tradicionais de ensino de filosofia, por sua vez meras apropriações ou reproduções de métodos e técnicas de ensino oriundas de outras disciplinas, o estudo dos filósofos, ou antes de suas teorias e doutrinas, ou se resume a uma história contada historicamente ou a uma tentativa de filosofar que pouco ou nada incidem sobre a compreensão, a capacidade e o prazer de pensar já prenhes em boa parte dos discentes. Em suma, a filosofia é ser vista como “difícil” justamente porque a forma como é ensinada no ensino médio atualmente, ainda que de modo gradativo, termina por diminuir o entusiasmo e o entendimento nos alunos mais que por incentivá-los e encorajá-los a pensar.; |
Palavras-chave |
Ensino; Filosofia; Jogo; Lúdico; |
Tipo |
Resumo de evento; |
Data de defesa |
2017-12-13; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8369; |
Titulo do Evento |
II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |