Autor |
Sousa, Ranyelle Foro de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/2998658565176045; |
Orientador |
Grazziotin, Luciane Sgarbi Santos; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0388501284300091; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Humanidades; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Memórias de uma instituição de ensino superior em Belém do Pará : uma história da Escola de Agronomia da Amazônia (1945-1972); |
Resumo |
Este é um estudo historiográfico sobre uma instituição de Ensino Superior Agrícola, em Belém-PA. O trabalho tem como lócus a Escola de Agronomia da Amazônia (EAA), criada por meio do Decreto-Lei nº 8.290, de 05 de dezembro de 1945. O recorte temporal desta pesquisa, que corresponde ao período de 1945 a 1972, encontra-se relacionado ao tempo de existência da escola. O estudo inscreve- se no campo da História da Educação; tem como referencial teórico a História Cultural e como metodologia a História Oral. Seu objetivo é produzir uma história da EAA com centralidade nas memórias de alunos/as e professores/as, a fim de identificar e analisar elementos da cultura escolar produzida naquela instituição que possibilitem compreender as idiossincrasias relacionadas ao processo de formação em Agronomia, no período estabelecido como recorte temporal. As documentações analisadas foram as narrativas de memórias dos treze alunos e/ou professores entrevistados. Somaram-se à empiria documentos iconográficos, narrativas jornalísticas, legislações, documentos oficiais e um vídeo do projeto “A UFPA e os Anos de Chumbo: memórias, traumas, silêncios e cultura educacional (1964-1985)”. A partir da análise do conjunto de documentos, infere-se que, na Escola de Agronomia da Amazônia, existiu uma cultura escolar, em certa medida singular, resultante de um conjunto de práticas partilhadas pelos sujeitos pertencentes àquela comunidade acadêmica, visibilizada por meio das memórias que produziram representações de um tempo e lugar. A escola foi precursora do ensino federal agrícola na região amazônica e formou uma gama de agrônomos que atuaram no desenvolvimento agrícola regional e nacional.; |
Abstract |
This is a historiographic study of an institution of Agricultural Higher Education, in Belém-PA. The work has as a locus the Escola de Agronomia da Amazônia (EAA), created by Decree-Law 8,290 of December 5, 1945. The period of this research, from 1945 to 1972, is related to the time of existence of the school. The study is part of the History of Education and has the History of Culture as a theoretical reference and Oral History as a methodology. Its objective is to produce a history of EAA with a centrality in the memories of students and teachers, in order to identify and analyze elements of the school culture produced in that institution, which make it possible to understand the idiosyncrasies related to the training process in Agronomy in the established period. The documentation analyzed was constituted of memory narratives of 13 students and/or teachers interviewed. Iconographic documents, journalistic narratives, legislation, official documents and a video of the project "The UFPA and the Years of Lead: memories, traumas, silences and educational culture (1964-1985)" were added to the corpus. From the analysis of the set of documents, it is inferred that there was a school culture at EAA, resulting from a set of practices shared by the subjects belonging to that academic community, which is visible through the memories that produced representations of time and place. The school was a precursor of federal agricultural education in the Amazon region and formed a range of agronomists who contributed to regional and national agricultural development.; |
Palavras-chave |
História das Instituições; Ensino Superior; História Oral; Cultura escolar; Escola de Agronomia da Amazônia; History of Institutions; Higher Education; Oral History; School culture; Escola de Agronomia da Amazônia; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2019-02-28; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8681; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Educação; |