Abstract:
Esta tese apresenta as convergências, os desafios e as tensões nas políticas educacionais de formação e carreira docente na contemporaneidade. A pesquisa foi realizada com o suporte de documentos do Banco Mundial, a fim de compreender como suas orientações se articulam e se desdobram no contexto brasileiro por meio da análise de mídia impressa, a partir das Revistas Nova Escola e Gestão Escolar de 2008-2017. Orientou a pesquisa a perspectiva da teoria combinada dos referenciais histórico-críticos aliada às pesquisas de Bauman (2001) e Santos (1999, 2010), de um paradigma emergente, e do Ciclo de Políticas de Ball e Bowe (1992) e Ball (2015b), que sustentam a compreensão de política como discurso. Da arena global emergem elementos que pressionam as demais arenas a se adequarem às prescrições da globalização, do neoliberalismo, do gerencialismo e da nova gestão pública no campo educacional. Para conhecimento das diretrizes políticas do Banco Mundial, foram inventariados cinco documentos: (1) Professores Excelentes: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe (2014, 2015), (2) Achieving world-class education in Brazil: the next agenda (2012), (3) Skills for the 21st Century in Latin America and te Caribbean (2012), (4) Making schools work (2011) e (5) Improving teaching and learning through effective incentives (2005). O estudo da mídia impressa brasileira trouxe à tona redes políticas organizadas por empresários brasileiros de acordo com os princípios da nova filantropia, reunidas em fundações sem fins lucrativos em torno das reformas na educação. Os documentos cotejados as revistas e a literatura da área foram sistematizados para dar sentido à produção discursiva de políticas educacionais no contemporâneo. A análise das revistas com os demais textos registrou uma produção discursiva que foi articulada em três sessões: (1) em destaque a nova gestão escolar, (2) avaliação externa: o estabelecimento de uma cultura e (3) remodelando a formação e a carreira docente: o professor nota 10. A investigação permitiu compreender como se estabelecem narrativas que ganham destaque e consenso sobre as demais na perspectiva de instituir uma visão de gestão que soluciona todos os problemas - salvacionista, de avaliação em larga escala como sinônimo de qualidade, de conhecimento como princípio utilitarista e performático, de inovação constante a partir das novas tecnologias e de capital humano como investimento para a economia do país. A conjunção destas convergências aliada às tensões e às disputas de narrativas sobre os professores, sua formação e sua carreira sugerem a adesão de políticas focadas na economia do conhecimento e na constituição de capital humano permanente e abundante. Assim, o referencial-teórico aqui construído instiga a considerar os movimentos regionais/locais que operam disputas nos diferentes campos das políticas em educação rumo a experiências não convergentes. Essas alternativas perpassam a constituição de um espaço político para que o cidadão de jure passe a ser cidadão de facto.