RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Funcionários de escola: trajetórias e expectativas na construção de uma identidade profissional

Mostrar registro simples

Autor Penteado, Sara Rimena de Avila;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/6067160765108926;
Orientador Klaus, Viviane;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8988903289836641;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Funcionários de escola: trajetórias e expectativas na construção de uma identidade profissional;
Resumo Esta pesquisa abordou a construção da identidade profissional, a trajetória e as expectativas de funcionários de uma escola, por meio de uma análise da prática da atividade profissional dos trabalhadores de uma escola privada da região metropolitana de Porto Alegre. O referencial teórico que embasa o estudo possibilitou traçar uma análise mais profunda do Programa Profuncionário e das lutas, dos avanços e dos desafios da profissionalização dos funcionários de escola. Por meio desta pesquisa, foi possível: a) investigar de que modo os funcionários da escola percebem a sua atuação profissional; b) compreender quais são as percepções/expectativas dos funcionários em relação ao seu processo de profissionalização na escola; c) construir um diagnóstico da atuação profissional dos funcionários, bem como uma proposta inicial de formação continuada, a partir dos achados da pesquisa desenvolvida. Foram utilizados como procedimentos metodológicos aplicação de questionário e entrevista em grupo. Por meio das análises, foi possível evidenciar a necessidade de fortalecer a identidade profissional dos funcionários, bem como traçar, a partir do estudo do Programa Profuncionário, alguns temas geradores para orientar a proposta de formação desses colaboradores: Escola, Relações Interpessoais, Inclusão e Profissionalismo. Os resultados do estudo, além de trazerem à luz a importância dos funcionários de escola, trouxeram descobertas acerca das expectativas e dos anseios no dia a dia desses profissionais, bem como possibilitaram a elaboração de uma proposta de formação continuada a ser desenvolvida na escola.;
Abstract This dissertation approached the construction of professional identity, the trajectory and the expectations of school employees, by means of a practical analysis of employees' professional activities at a private school in the metropolitan region of Porto Alegre. The theoretical framework that bases the study enabled it to trace a deeper analysis of the Profuncionário Program and the struggles, the advances and the challenges regarding professionalization of these school employees. By means of this research, it was possible: a) to investigate the way school employees perceive their professional performance in an educational institution; b) to understand these employees' perceptions/expectations concerning their professionalization process in school; c) to construct a diagnosis of their professional performance, and to design a preliminary proposal of continued education for them, considering the findings of this research. The methodological procedures used in this study were application of questionnaire and group interview. By means of the analyses, it was possible to show the necessity of consolidating the professional identity of school employees, as well as tracing, from the study of the Profuncionário Program, some themes that can guide the educational proposal designed for these professionals: School, Interpersonal Relations, Inclusion and Professionalism. The results of this study, in addition to bringing to light the importance of these employees for schools, yielded discoveries concerning daily expectations and yearnings of these professionals, and made possible to elaborate a proposal of continued education to be developed in the school.;
Palavras-chave Funcionário de escola; Gestão educacional; Formação continuada; Programa Profuncionário; School employee; Educational management; Continued education; Profuncionário Program;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2019-04-30;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8773;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística