Resumen:
Informação confiável para tomada de decisão é um dos maiores desafios da gestão na atualidade, e isso é fundamental para o setor público, onde os gestores estabelecem ações que têm impacto a longo prazo na vida dos cidadãos. Conseguir acessar os dados e transformá-los em informação requer competências específicas, que não se restringem apenas à tecnologia. E quando os dados começam a ser gerados em grande volume, em fontes e formatos diferentes, surge a oportunidade de utilização de big data, que deve ser usado para fornecer informações para recursos de análise e suporte a decisões, na criação de valor real para as organizações. (POWER, 2014). A utilização de big data permite ao governo fomentar inovação na prestação de serviços já existentes aos cidadãos, na elaboração de políticas públicas, gerando aumento de produtividade e desempenho nos processos. Além disso, permite utilizar novos conjuntos de dados para criar e conduzir serviços públicos completamente novos. (WORLD BANK GROUP, 2017). Neste contexto, tem-se a seguinte questão de pesquisa neste trabalho: em que medida as organizações do setor público brasileiro estão prontas e preparadas para utilização de iniciativas de big data? Este estudo é a replicação de uma pesquisa de Klievink et al. (2017) aplicada no governo holandês, utilizando como base as dimensões de alinhamento para TI, capacidades e maturidade organizacional. Por meio da utilização de um método qualitativo e quantitativo, de caráter exploratório e descritivo, aplicou-se um questionário eletrônico onde obteve-se 101 órgãos públicos brasileiros respondentes. O resultado mostrou que os órgãos públicos brasileiros não estão prontos para a implementação de big data. As principais conclusões são de que é necessário que sejam fomentadas atividades para possibilitar maior volume na coleta de dados, principalmente através do compartilhamento de informações com outras organizações. Além disso, deve haver uma mudança de pensamento dos gestores públicos sobre a importância das informações na tomada de decisão. O apoio da alta gestão é imprescindível para que haja avanços significativos na avaliação de prontidão de big data nos órgãos públicos brasileiros, possibilitando ações práticas como a criação de um ambiente propício, com equipamento e equipe trabalhando na área de ciência de dados, com acesso a parcerias e consultorias. Também foi observado que o tipo de organização focado em pesquisa e avaliação está bem mais preparado para o big data que o tipo de organização com foco em gestão e administração. Existe um caminho a ser percorrido, que perpassa o alinhamento para TI, capacidades e maturidade organizacional, e este estudo aponta algumas ações práticas que auxiliam as organizações públicas na evolução da prontidão para big data.