Mostrar registro simples

Autor Rodrigues, Elisandro;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4466204282399825;
Orientador Schuler, Betina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5324014715865436;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Montagem: por uma escrita em educação;
Resumo Esta tese, com inspiração no pensamento da diferença, tem como tema a montagem do pensamento e da escrita quando do gesto da pesquisa em educação, propondo a seguinte pergunta: De que modos podemos ensaiar o pensamento e as escritas em Programas de Pós-Graduação em Educação desde o dar a ver da montagem? Para tanto, toma o conceito de montagem a partir de Deleuze e, principalmente, de Didi-Huberman, para realizar certa extração, investigando como se monta a escrita acadêmica e o pensamento em educação, a partir de um recorte específico da educação superior. Georges Didi-Huberman fornece subsídios conceituais para se pensar a montagem enquanto método e forma de conhecimento, mas também como gesto político, procedimento filosófico e criação estética, tomados como um ato de compreensão pedagógica, como montagem dos sintomas do presente. Os conceitos operados são o pensamento e a escrita agenciados pelo procedimento da montagem, para pensar a escrita acadêmica em educação através da troca epistolar com egressos de programas de pós-graduação stricto sensu em educação. Desse modo, foi realizada uma conversação por meio de cartas com 17 estudantes – que é o que caracteriza a escrita acadêmica, enquanto quem se debruça sobre sua mesa de estudo em um ofício do estudar –, entre eles alunos e professores do campo da educação do Brasil, de Portugal, da Espanha e da França. Com base nesse procedimento, foram escritas 46 e recebidas 37 missivas, totalizando 83 documentos. Uma das ferramentas da desmontagem, para construção da análise, efetivou-se com a técnica do cut-up, que consiste num movimento singular de recortar fragmentos e realizar sua mescla, como uma espécie de jogo de cartas, um embaralhar de fragmentos montados singularmente. A partir disso, o texto elaborado como tese é da ordem do pedagógico, do literário e também do filosófico. Ele é montado com três movimentos de escrita: o primeiro, denominado Mar aberto, é uma escrita ficcional margeando a literária, em que dois personagens conversam sobre o tema da escrita; o segundo, Pages in process, é um ensaio crítico que busca em Mar aberto um limiar de pensamento na conversação epistolar, isto é, examina como uma desmontagem para posterior montagem os sintomas que circularam pelas cartas; por fim, Micropolítica dos vaga-lumes é um ensaio sobre a montagem do pensamento e da escrita em educação, que veio a ser o projeto de tese escrito para a qualificação e que apresenta as bases conceituais da tese. Esses três textos mostram um bastidor de investigação, um gesto de pesquisa, que interroga sobre a montagem da escrita e do pensamento em educação. Trata-se de interrogar o objeto e o próprio modo de olhar como, o que e por que escrevemos em educação e o que estamos nos tornando no presente. Argumenta-se que a escrita pode ser um ofício que possibilita a montagem do pensamento, o que proporciona um entendimento mais amplo sobre o próprio ato de escrever que faz 14 pensar a diferença. O que se fez, como metodologia, é a exposição das anotações e pensamentos sobre um bastidor do que se pensa no movimento de construção de uma investigação – problematizar o processo de escrita, entendendo com isso a relação (poder-se-ia dizer dialética, no que tange ao pensamento de Benjamin e Didi-Huberman) entre o texto final e tudo o que faz parte da escrita: anotações preparatórias, fragmentos, rascunhos etc. Algumas agulhas para desativar as certezas, disparadoras de outras visibilidades e outras paisagens do pesquisar, ficaram mais marcadas a partir das conversações nas cartas, tais como: a relação entre escrita e certa temporalidade, um parar diante do tempo, a espera como potência de uma pequena demora que é a leitura e a escrita; a escrita e a política da amizade; a escrita e o presente neoconservador que vivemos, entre outras. Assim, tomar a escrita como montagem do pensamento poderia operar como certa problematização do pensamento binário e representacional em educação, entendendo a montagem como um procedimento pedagógico de formação de pensamento e de transformação de si em se tratando da pesquisa em educação. Escrever em meio à vida com uma disposição textual que age fazendo furo com a literatura, a filosofia e a educação, em uma escrita acadêmica, cria uma certa ideia de escrita que sustenta a posição da dúvida e tenta desativar a indústria das certezas.;
Abstract Cette thèse, inspirée de la pensée de la différence, a pour thème le montage de la pensée et de l’écriture lors du geste de la recherche en éducation, proposant la question suivante: De quelles modes pouvons-nous essayer le pensée et l’écriture dans les programmes de Post-Graduation en Éducation depuis donner à voir lemontage? Pour ce faire, elle prend le concept de montage à partir de Deleuze et, principalement, de Didi-Huberman, afin de réaliser une certaine extraction, en investigant comment se monte l’écriture académique et la pensée en éducation, à partir d’un découpage spécifique de l’éducation supérieure. Georges Didi-Huberman fournit des subsides conceptuels pour penser le montage en tant que méthode et forme de connaissance, mais aussi comme geste politique, procédure philosophique et création esthétique, pris comme un acte de compréhension pédagogique, comme un montage des symptômes du présent. Les concepts opérés sont la pensée et l’écriture agencées grâce à la procédure du montage, afin de penser l’écriture académique en éducation au travers de l’échange épistolaire avec des professionnels issus de programmes de post-graduation stricto sensu en éducation. De la sorte, une conversation a été réalisée au moyen de lettres avec 17 étudiants – qui est ce qui caractérise l’écriture académique, tandis que qui se penche sur sa table de travail visant à l’étude –, parmi eux des élèves et des professeurs du champ de l’éducation Brésil, du Portugal, d’Espagne et de la France. Sur la base de cette procédure, ont été écrites 46 missives et reçues 37, totalisant 83 documents. Un des outils du démontage, pour la construction de l’analyse, s’est concrétisé par la technique du cut-up, qui consiste en un mouvement singulier de découpage de fragments et à réaliser leur mélange, comme une sorte de jeu de cartes, un mêlement de fragments montés singulièrement. Désormais, le texte élaboré comme thèse est de l’ordre du pédagogique, du littéraire et aussi du philosophique. Il est monté de trois mouvements de l’écrit: le premier, dénominé Mar aberto (Pleine mer), est une écriture fictionnelle à la marge de la littéraire, dans laquelle deux personnages discutent du thème de l’écriture; le deuxième, Pages in process, est un essai critique qui cherche dans Mar aberto un seuil de pensée dans la conversation épistolaire, c’est-à-dire qu’il l’examine comme un démontage pour un montage postérieur des symptômes qui ont circulé dans les lettres; finalement, Micropolítica dos vaga-lumes (Micropolique des lucioles) est un essai sur le montage de la pensée et de l’écriture en éducation, qui est devenu le projet de thèse écrit pour l’obtention de l’examen de qualification du doctorat et qui présente les bases conceptuelles de la thèse. Ces trois textes montrent les arrière-plans de l’investigation, un geste de recherche qui interroge sur le montage de l’écriture et de la pensée en éducation. Il s’agit 16 d’interroger l’objet et la propre manière de regarder comment, quoi et pourquoi nous écrivons en éducation et ce que nous devenons dans le présent. On y argumente que l’écriture peut être un office qui permette le montage de la pensée, ce qui fournit un entendement plus ample quant à l’acte d’écrire lui-même, qui fait penser la différence. Ce qui a été fait, en tant que méthodologie, est l’exposition des annotations et des pensées quant à un arrière-plan de ce qui est pensé dans le mouvement de construction d’une investigation – problématiser le processus d’écriture, en entendant de la sorte la relation (on pourrait dire dialectique, en ce qui concerne la pensée de Benjamin et de Didi-Huberman) entre le texte final et tout ce qui fait partie de l’écriture: annotations préparatoires, fragments, brouillons etc. Certaines aiguilles pour désactiver les certitudes, génératrices d’autres visibilités et d’autres paysages de la recherche, sont devenues plus marquées à partir des conversations dans les lettres, telles que: la relation entre écriture et certaine temporalité, un arrêt face au temps, l’espoir comme puissance d’une petite attente qui est la lecture et l’écriture; l’écriture et la politique de l’amitié; l’écriture et le présent néoconservateur que nous vivons, entre autres. Ainsi, prendre l’écriture comme un montage de la pensée pourrait opérer comme une certaine problématisation de la pensée binaire et représentationnelle en éducation, en comprenant le montage comme une procédure pédagogique de formation de la pensée et de transformation de soi lorsqu’il s’agit de recherche en éducation. Écrire comme moyen de vie avec une disposition textuelle qui agit en faisant un écart avec la littérature, la philosophie et l’éducation, en une écriture académique, crée une certaine idée d’écriture qui soutient la posture du doute et tente de désactiver l’industrie des certitudes.;
Palavras-chave Montagem; Escrita; Filosofia da Educação; Georges Didi-Huberman; Programas de Pós-Graduação em Educação; Montage; Écriture; Philosophie de l’éducation; Georges Didi-Huberman; Post-Graduation en Éducation;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-05-18;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9181;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística