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A percepção de valor na visão do cliente: como a proposta de valor da organização detentora da Marca E é percebida pelos públicos-alvo

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Autor Souza, Daiana de;
Orientador Kronmeyer Filho, Oscar Rudy;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3594298886606583;
Co-orientador Trez, Guilherme;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/1546118902885558;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título A percepção de valor na visão do cliente: como a proposta de valor da organização detentora da Marca E é percebida pelos públicos-alvo;
Resumo A presente pesquisa teve por objetivo compreender como os públicos-alvo percebem a proposta de valor da organização detentora da Marca E. Esta é uma etapa importante para a estratégia, uma vez que, a conexão da proposição de valor da organização à necessidade do cliente é fundamental para a continuidade dos negócios, para a definição de uma proposta de valor exclusiva e para a estruturação da cadeia da organização orientada ao cliente. Nesta perspectiva, o estudo conduziu uma avaliação da percepção de valor por alguns públicos-alvo (consumidores finais, pintores e balconistas) que servirão de subsídio para a aferição e ajuste da proposta de valor e a consequente operacionalização da estratégia para implementar uma proposta de valor exclusiva, seguindo para isso, as lições de Porter (1996) no que tange à competição para ser única; somada à escolha, fornecimento e comunicação de valor em um conjunto de benefícios aos clientes mediante a proposição de valor ao cliente, defendida por Payne et al (2017); e estruturada pelo canvas de valor, proposto por Osterwalder et al (2019). A pesquisa foi aplicada no mercado de pintura, segmento de tintas decorativas, no Estado do Rio Grande do Sul (em 7 cidades) junto aos públicos-alvo. A etapa quantitativa foi aplicada junto aos consumidores finais e a etapa qualitativa foi realizada com todos os públicos-alvo. Num primeiro momento, buscou-se entender a percepção de valor das marcas de tintas, restringindo-se às primeiras cinco marcas citadas (top five), que foram: Tintas Killing, Tintas Renner, Coral, Suvinil e Sherwin Williams, e que na apresentação e análise foram categorizadas como Marcas A, B, C, D e E, não necessariamente nesta ordem. Num segundo momento, foram verificados os atributos importantes percebidos por estes públicos junto às marcas de tintas. Já no terceiro objetivo e momento, foi possível compreender como se dá a percepção da proposição de valor da Marca E pelo público pesquisado. Como resultado, esta pesquisa viabilizou a compreensão dos atributos que na percepção dos públicos-alvo representam a Marca E e sugestão de melhorias nos atributos funcionais e naqueles não percebidos ligados ao composto mercadológico. Também propiciou a compreensão do perfil dos públicos pesquisados conforme o canvas de valor, identificando ações prioritárias para alívio das “dores” deste público através do conjunto de ações de marketing. E por fim, as implicações gerenciais construídas para apoiar a organização detentora da Marca E no direcionamento de ações efetivas em sua pauta estratégica, tendo em vista, a evidente necessidade de revisão e ajuste na proposta de valor.;
Abstract The present research aimed to understand how the target audiences perceive the value proposition of the organization which owns Brand E. This is an important step for the strategy, once the connection of the organization’s value proposition to he customer’s need is essential for the business continuity, for the definition of an exclusive value plan and for the structuring of the customer-oriented organization chain. In light of this perspective, the study has conducted an evaluation of value perception by some target-audiences (consumer, painters and clerks) who will serve as a subsidy for the assessment and adjustment of the value proposal and the further strategy operationalization to implement an exclusive value proposal, following for such intent the lessons of Porter (1996) referring to competition aiming uniqueness; along with the selecting process, supplying and communication of value in a set of benefits to the customers upon the customer’s value proposal which has been supported by Payne et al (2017) and structed by the value canvas, pointed out by Osterwalder et al (2019). The research was applied to the paint market, specifically the decoration painting segment, in the state of Rio Grande do Sul (reaching 7 cities) along with the target audiences. The quantitative step was applied to the final consumer and the qualitative step was done with all the target-audiences. At first, the intent was to understand the perception of the value of paint brands, limiting the study to the top five brands which were: Tintas Killing, Tintas Renner, Coral, Suvinil and Sherwin Williams and which in the presentation and analysis were categorized as Brands A, B, C, D and E, not necessarily in the respective order. In a second moment, it was verified what important features were perceived by the customer in conjunction with the painting brands. In the final and third objective, it was possible to understand how the researched audience perceived the Brand E’s value proposition. As a result, this research enabled the understanding of the attributes that in the perception of the target audiences represent the E Brand and the suggestion of improvements in the functional attributes and in those not perceived linked to the marketing compound. It also provided an understanding of audiences profile surveyed according to the value canvas, identifying priority actions to alleviate the “pain” of this audience through the set of marketing actions. And finally, the managerial implications built to support the organization which owns Brand E in directing effective actions in its strategic agenda, in view of the evident need for revision and adjustment in the value proposal.;
Palavras-chave Estratégia; Percepção de valor; Proposição de valor ao cliente; Strategy; Value perception; Customer value proposition;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-04-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9282;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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