RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

“[...] Será essa prática de leitura e escrita relacionada aos conhecimentos da Bíblia? [...]”: características e contribuições do letramento religioso na Escola Bíblica Dominical

Mostrar registro simples

Autor Silva, Antonio Valbert Alves;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4188746297447177;
Orientador Fronza, Cátia de Azevedo;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8861465576589134;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título “[...] Será essa prática de leitura e escrita relacionada aos conhecimentos da Bíblia? [...]”: características e contribuições do letramento religioso na Escola Bíblica Dominical;
Resumo Ao se assumir letramento como prática social, pode-se dizer que as práticas que se desencadeiam por meio do letramento podem ser identificadas e compreendidas em diferentes espaços, inclusive fora do contexto escolar. É com a visão para uma realidade que se configura no universo de mais de 22 milhões de brasileiros pertencentes ao segmento evangélico no Brasil que, nesta pesquisa, tem-se o objetivo de conhecer e compreender eventos e práticas de letramento religioso vivenciadas por participantes da Escola Bíblica Dominical (EBD) da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, contando também com a participação de professoras e familiares que participam dos encontros dominicais. Para o alcance desse objetivo, foi feita uma pesquisa qualitativo-interpretativa que se valeu de observações em salas de aula no contexto da EBD, com registro em notas de campo. Houve entrevistas com três professoras, sete alunos/as da EBD e mães de duas alunas, as quais também fizeram alguns registros em diário sobre suas vivências fora do contexto da EBD. Para proceder à análise dos dados gerados nos diferentes momentos indicados, tomou-se por base a reflexão desenvolvida sobre letramento, conforme Heath (1982), Barton (1994), Barton e Hamilton (1998), Street (1984), Soares (2017) e Kleiman (1995). Houve destaque também para o estudo de Rosowsky (2008), que trata do letramento litúrgico, referência essencial para a discussão sobre letramento religioso. Sob essa perspectiva, eventos e práticas de letramento, leitura e escrita, dentre outros tópicos desenvolvidos na parte teórica dialogam com os dados gerados. Entre as constatações deste trabalho, foi possível identificar eventos de letramento religioso promovidos a partir das interações entre os adolescentes na EBD com suas professoras e em contextos familiares nos quais a leitura, escrita e oralidade se fizeram presentes. Além disso, a EBD, a igreja evangélica, a família e a escola regular mostram sua força e influência como agências de letramento e de letramento religioso, na percepção e atuação de professoras, alunos/as da EBD, mães dos adolescentes, pois oportunizam vivências de leitura, escrita, oralidade, também por meio de cânticos, orações, sermões, dentre outros eventos e práticas de letramento. Diante disso, percebe-se o quanto o letramento religioso que se fez presente nos dados gerados pode contribuir para a constituição do papel social e religioso de seus participantes no contexto da EBD e fora deste.;
Abstract When assuming literacy as a social practice, it can be said that the practices that are triggered by literacy can be identified and understood in different spaces, including outside the school context. It is with the vision for a reality that is configured in the universe of more than 22 million Brazilians belonging to the evangelical segment in Brazil that, in this research, the objective is to know and understand events and practices of religious literacy experienced by school participants Biblical Sunday (EBD) of the Evangelical Church Assembly of God, also counting on the participation of teachers and family members who participate in Sunday meetings. To achieve this goal, a qualitative-interpretative research was carried out, which used observations in classrooms in the context of EBD, recorded in field notes. There were interviews with three teachers, seven EBD students and mothers of two students, who also made some diary records about their experiences outside the EBD context. In order to proceed with the analysis of the data generated at the different indicated moments, the reflection developed on literacy was based on Heath (1982), Barton (1994), Barton and Hamilton (1998), Street (1984), Soares (2017) and Kleiman (1995). There was also emphasis on the study by Rosowsky (2008), which deals with liturgical literacy, an essential reference for the discussion on religious literacy. From this perspective, literacy, reading and writing events and practices, among other topics developed in the theoretical part, dialogue with the data generated. Among the findings of this work, it was possible to identify religious literacy events promoted from the interactions between adolescents in EBD with their teachers and in family contexts in which reading, writing and orality were present. In addition, EBD, the evangelical church, the family and the regular school show their strength and influence as literacy and religious literacy agencies, in the perception and performance of teachers, EBD students, mothers of adolescents, as they provide experiences reading, writing, orality, also through songs, prayers, sermons, among other literacy events and practices. Given this, it is clear how much religious literacy that was present in the data generated can contribute to the constitution of the social and religious role of its participants in the context of EBD and beyond.;
Palavras-chave Letramento; Letramento religioso; Escola Bíblica Dominical; Igreja evangélica; Lettering; Religious lettering; Dominical Biblical School; Evangelical church;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Tese;
Data de defesa 2020-02-28;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9310;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística