RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Formação para a liderança e a gestão no Colégio Anchieta: análise e possibilidades

Mostrar registro simples

Autor Santos, Luciane Costa dos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3297331191550100;
Orientador Ghisleni, Ana Cristina;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6448185346010413;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Formação para a liderança e a gestão no Colégio Anchieta: análise e possibilidades;
Resumo Esta pesquisa propôs-se a investigar como tem sido desenvolvida a formação da liderança e da gestão no Colégio Anchieta/RS, evidenciando as ênfases oferecidas e verificando como elas se coadunam às competências socioemocionais e aos princípios da formação jesuítica. A fundamentação teórica buscou a compreensão da liderança inaciana, seus princípios e fundamentos – baseada em Lowney, Custódio Filho, Ospina, Ullman e Bohnen, e Duplá –; do percurso da gestão – apoiada em Sander, Paro, Akkari, Lück Libâneo e Minioli –; e das competências e da formação dos líderes para a eficácia na gestão e a ética do cuidado – em que se destacam as contribuições de Boff; Goleman, Boyatzis e Mckee; Morin; Maturana; Dutra; Perrenoud; Moscovici e Senge. A abordagem metodológica foi a qualitativa. O levantamento de dados ocorreu mediante entrevistas com nove gestores membros da direção e coordenações. Além disso, analisaram-se os principais documentos institucionais e jesuítas, que contribuíram e nortearam muitas escolhas nesta pesquisa – Regimento Escolar, Projeto Político-Pedagógico, Projeto Educativo Comum e as Constituições Jesuíticas. A análise dos dados apoiou-se na técnica de análise de conteúdo e na construção de mapas conceituais. A investigação, no formato proposto e com as bases teóricas selecionadas, aponta para os desafios da gestão no século XXI, o que exige dos profissionais não somente competências técnicas e instrumentais, mas habilidades e competências socioemocionais para ter a excelência nos objetivos educacionais, com vistas à educação integral de qualidade. A proposta de intervenção sugerida nesta pesquisa versa sobre a fundamental formação permanente dos gestores diretivos e intermediários na instituição, focada na liderança jesuíta e articulada para o desenvolvimento das competências socioemocionais na gestão, e apresenta-se como uma produção técnica em que já estão previstos tempos, abordagens e temáticas relevantes.;
Abstract This research proposed to investigate how leadership and management have been developed in the Anchieta School/RS, showing the emphases and verifying how they combine themselves to the socio-emotional abilities and the principles of Jesuit education. The theoretical framework sought to understand the Inacian leadership, its principles and bases – according to Lowney, Custódio Filho, Ospina, Ullman and Bohnen, and Duplá –; management procedures – according to Sander, Paro, Akkari, Lück Libâneo and Minioli –; and the abilities and education of leaders for the effectiveness in management and the care ethics – in which it is possible to highlight the contributions of Boff; Goleman, Boyatzis and Mckee; Morin; Maturana; Dutra; Perrenoud; Moscovici and Senge. The methodological approach was qualitative. The data-collecting process occurred by means of interviews with nine managers, whom were members of the school management and coordination. Moreover, the main institutional and Jesuit documents, which contributed to and guided many choices in this research, were analyzed – School Regiment, Political-Pedagogical Project, Common Educational Project, and the Jesuit Constitutions. The analysis of the data was supported by the technique of content analysis and the construction of conceptual maps. The research, in the proposed format and with the selected theoretical bases, points to the challenges of management in the 21st century, which demands of professionals not only technical and instrumental abilities, but also socio-emotional abilities to achieve excellence in the educational objectives, with view to qualified integral education. The proposal of intervention suggested in this research approaches the fundamental, permanent education of directive or intermediate managers in the institution, focused in the Jesuit leadership and articulated for the development of socio-emotional abilities in management, and is presented as a technical production in which times, approaches and relevant themes are foreseen.;
Palavras-chave Liderança inaciana; Gestão educacional; Competências socioemocionais; Educação básica; Inacian leadership; Educational management; Socio-emotional abilities; Primary education;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2020-09-19;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9520;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística