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Os cuidados oferecidos aos bebês nas escolas de educação infantil e a capacidade de mentalização de educadores de berçário

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Autor Recktenvald, Karina;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4050407902820485;
Orientador Donelli, Tagma Marina Schneider;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/1935730154101158;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Os cuidados oferecidos aos bebês nas escolas de educação infantil e a capacidade de mentalização de educadores de berçário;
Resumo Os cuidados oferecidos aos bebês afetam seu desenvolvimento, inclusive, os cuidados corporais que são, também, psíquicos. Para que estes sejam de qualidade, a capacidade de mentalização dos educadores é um elemento importante. Objetivou-se descrever e avaliar esses cuidados nos momentos de alimentação e higiene nas escolas de Educação Infantil, bem como avaliar a capacidade de mentalização de educadores. Quatro educadoras que atuam em berçários de escolas, localizadas em Porto Alegre e na Região Metropolitana, participaram deste estudo qualitativo, de cunho exploratório e descritivo. Utilizou-se o método Estudos de Casos Múltiplos. Empregaram-se os instrumentos: Ficha de Dados Sociodemográficos e Profissionais, entrevista, filmagem das observações e diário de campo. Avaliou-se a entrevista qualitativamente e através do Checklist for the clinical assessment of mentalizing. Conduziu-se uma análise qualitativa descritiva das filmagens. Apresentou-se cada caso individualmente e, depois, a síntese de casos cruzados. Satisfizeram-se melhor as necessidades afetivas dos bebês do que as de atividade, todavia apenas duas educadoras satisfizeram as necessidades afetivas deles suficientemente. Identificou-se que as duas participantes, que se destacaram nos cuidados, também obtiveram os melhores resultados quanto à capacidade de mentalização explícita e implícita. Assinala-se a implicação social dos temas abordados por sua relevância para o desenvolvimento infantil.;
Abstract The care offered to babies affects their development, including the body care that is also psychic, and the educator’s mentalizing capacity is an important element that impacts the care quality. The aim of this study was to describe and assess the care provided during feeding and hygiene moments in schools of early childhood education, as well as to evaluate the educator’s mentalizing capacity. Four nurseries educators participated in this qualitative, exploratory and descriptive study - three work in public schools, and one in a private school, located in Porto Alegre and its metropolitan region. The method used was Multiple Case Studies. The instruments used were: Sociodemographic and Professional Datasheet, interview, filming of observations and field diary. The interviews were assessed qualitatively and through guidelines of the Checklist for the clinical assessment of mentalizing. It was conducted a qualitative and descriptive analysis of the video footage. Each case was presented individually and, afterwards, a cross-case synthesis. The affective needs of infants were better met than the activity needs, yet only two educators satisfied their affective needs sufficiently. It was identified that the two participants who provided better care also presented the best results regarding their explicit and implicit mentalizing capacity. It is highlighted the social implication of the themes addressed, considering their relevance to child development.;
Palavras-chave Bebê; Educador; Escola de educação infantil; Cuidados; Capacidade de mentalização ; Infant; Teacher; Early childhood school; Care; Mentalizing;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Psicologia;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2018-03-23;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9800;
Programa Programa de Pós-Graduação em Psicologia;


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