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Cidadania na educação matemática (1996-2018): competências para a responsabilização individual

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Autor Birnfeldt, Caroline;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5419590481074236;
Orientador Lopes, Maura Corcini;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3876751682370290;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Humanidades;
Idioma pt_BR;
Título Cidadania na educação matemática (1996-2018): competências para a responsabilização individual;
Resumo Esta dissertação objetiva compreender, analisar e problematizar como o conceito de cidadania é mobilizado na educação matemática, nas políticas curriculares brasileiras e em documentos publicados pela UNESCO no período de 1996 a 2018. Trata-se de uma pesquisa documental, em que o conjunto de materiais empíricos é composto por dois tipos de documentos: documentos de orientação curricular e documentos publicados pela UNESCO. O primeiro movimento analítico foi realizado a partir da pergunta por que aprender Matemática? e possibilitou encontrar quatro justificativas para tanto. Dentre elas, optou-se pela análise do conjunto voltado à promoção da cidadania. Assim, questionou-se como a educação matemática e a cidadania aparecem nas políticas curriculares brasileiras e em documentos publicados pela organização internacional no período em questão. Para tanto, a pesquisa utilizou o conceito de metamorfose como operador, além das teorizações acerca do cidadão cosmopolita. A segunda investida nos materiais possibilitou compreender dois focos analíticos, bem como sua interseção, quais sejam: 1) resolver problemas e realizar escolhas e 2) preparação para a cidadania associada à responsabilização individual. A partir disso, sustenta-se que, nos dois grupos de documentos, ocorre o fomento do desenvolvimento de competências que independem do conteúdo matemático, mas que são consideradas necessárias para que o cidadão assuma a responsabilidade pela resolução de problemas em todas as esferas da vida social. Em contrapartida, a cidadania, enquanto princípio coletivo de responsabilidade para com os outros é esmaecida. Assim, essa pesquisa contribui para a discussão sobre a relação entre cidadania e educação no contexto brasileiro, marcado pela fragilidade da garantia de direitos e deveres para a manutenção de vidas dignas, compreendido a partir da acentuação das desigualdades.;
Abstract The Dissertation aims to understand, analyze, and problematize how the concept of citizenship is mobilized in mathematics education on Brazilian curriculum policies and documents published by UNESCO between 1996 and 2018. It is a documental research, in which the group of empiric materials is made by two types of documents: curricular orientation documents and documents published by UNESCO. The first analytical movement was thought from the question why learn mathematics and enable to find four justifications why learn mathematics. Among them, it was chosen by the analysis of the group related to citizenship. So, it was questioned how mathematical education and citizenship appear in Brazilian curriculum policies and in documents published by UNESCO in the period in question. Therefore, the research utilized the concept of metamorphosis as an operator, besides the theorization about the cosmopolitan citizen. The second investigation on materials possibilities to understand two analytics focus and their intersection, they are 1) solve problems and make choices and, 2) be prepared for citizenship as an individual responsibility. From this, it is based that in the two groups of documents, happen the fosters of competencies development that works without the mathematics concept, but they are considered as needed for the citizen assumes the responsibility for resolution of all the spheres of the social life. On the other hand, citizenship, while the collective principle of responsibility with the other is decreased. Therefore, this research contributes to the discussion about the relationship between citizenship and education in the Brazilian context, tagged by the fragility of guarantee of rights and duties for the manutention of dignified lives, understood from the accentuation of inequality.;
Palavras-chave Competências; Conhecimento escolar; Cosmopolitismo inacabado; Currículo; Individualismo; Skills; School knowledge; Unfinished cosmopolitanism; Curriculum individualism;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Humanas::Educação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2021-03-25;
Agência de fomento CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9812;
Programa Programa de Pós-Graduação em Educação;


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