Abstract:
Este estudo tem como temática o Programa Adote um Escritor (PAE), programa de incentivo à leitura que existe desde 2002 na Rede Municipal de Ensino (RME) de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Integrando as políticas públicas de leitura do município, o Programa destina verba para ampliação de acervo das bibliotecas escolares, ônibus para visitação à Feira do Livro da cidade e pagamento de um cachê para que o(a) autor(a) adotado(a) faça uma visita à escola. A pesquisa se dedica a constituir a trajetória do PAE na Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F.) Nossa Senhora do Carmo e compreender os discursos a respeito do Programa. Os materiais que compõem a pesquisa são: narrativas docentes, obtidas a partir da realização de quatro entrevistas com as professoras responsáveis pelo desenvolvimento do Programa na escola e na Secretaria Municipal de Educação (SMED); além de registros fotográficos, ofícios, orçamentos, dentre outros. As abordagens acontecem por meio do referencial teórico da análise de discurso (AD) à luz de Orlandi (2005, 2007, 2008, 2014, 2015, 2017) e Pêcheux (1995, 2006, 2015), que, junto com a entrevista compreensiva (KAUFMANN, 2013), compõem o arcabouço teórico-metodológico deste estudo, na intenção de delinear os sentidos mobilizados em torno do PAE. Nas questões referentes aos processos de significação frente aos outros materiais de pesquisa, o diálogo acontece a partir da aproximação com Barthes (2012), Greimas (2017, 2020) e Penn (2002). As percepções docentes relacionadas ao Programa delinearam alguns discursos imbricados em quatro principais questões: possibilidades de leituras; trajetória do PAE na escola; políticas públicas de incentivo à leitura e o contexto; qualidade e mensuração. As análises dessas questões indicam que o Programa tem garantido, no ambiente escolar, o acesso à literatura de qualidade e experiências culturais que proporcionam possibilidades de produção de sentido. No entanto, a trajetória do Programa na escola se constitui com a presença das Artes, mas sem considerá-las como possibilidade de leitura; por isso, constata-se que a valorização dessa área de conhecimento precisa ser perpassada pela ampliação de uma concepção de leitura que, inclusive, poderia potencializar as práticas pedagógicas relacionadas ao PAE.