Resumo:
A dissertação apresenta o resultado de pesquisa realizada no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Campus Buriticupu, junto aos alunos do curso de Segurança do Trabalho na modalidade subsequente. A investigação teve como objetivo compreender as significações produzidas pelos alunos sobre a experiência formativa, apresentando-se discussões que problematizam o modo como o contexto laboral influencia as práticas educativas e pauta agendas para políticas educacionais baseadas em uma racionalidade própria do modelo capitalista, além de discussões sobre a educação profissional no Brasil e sobre a juventude e suas vivências particulares diante das dinâmicas da relação entre trabalho e educação no Brasil. Os pressupostos da psicologia sócio-histórica são utilizados como fundamentos para o processo de produção de dados que serviram como material para a análise das significações produzidas pelos sujeitos, utilizando-se as categorias sentidos e significados para este fim. Os dados foram produzidos a partir de entrevistas semiestruturadas junto a seis alunas do curso de Segurança do Trabalho. As informações indicam a necessidade de que o modo de ser discente e a produção de subjetividade dos alunos dessa modalidade de ensino sejam criticamente compreendidos para a uma oferta educativa efetivamente inclusiva e democrática.