Resumo:
A integração entre os planos estratégico, tático e operacional é um relevante desafio para as organizações. Visando otimizar o alinhamento organizacional, empresas vêm implementando processos de Sales and Operations Planning (S&OP) e desenvolvendo ações para torná-lo robusto. Entende-se o S&OP como um processo de consolidação dos diversos planos organizacionais e direcionamento estratégico do negócio, permitindo o alcance de vantagem competitiva de modo contínuo e integrando os planos de marketing com a gestão da cadeia de abastecimento. (APICS, 2015). Dada a complexidade inerente ao tema integração e o crescente interesse das organizações em implementar ou aprimorar seus processos de S&OP, esta dissertação tem como objetivo propor um método de diagnóstico e análise do nível de integração do S&OP que identifique oportunidades de melhoria. Utilizou-se o método de pesquisa Design Research, seguindo o passo a passo proposto por Vaishnavi e Kuechler (2005). As etapas de revisão do referencial bibliográfico, tentativa e desenvolvimento das versões do método e avaliação por parte de especialistas permitiram atingir os objetivos propostos por este estudo. Como resultado, foi possível construir uma ferramenta que permite identificar os critérios que constituem o nível de integração do S&OP e avaliar o nível geral de integração deste processo, identificando oportunidades de melhoria dentro das organizações.