Resumo:
Este estudo teve como objetivo analisar como ocorre o desenvolvimento de Inteligência Cultural (CQ) de forma situada, apoiada pelo uso de dispositivos móveis. Para isso, o método de pesquisa empregado foi Netnografia. A escolha por esse método viabilizou a inserção da pesquisadora em uma comunidade online acessada por dispositivos móveis, a qual permitiu observar e analisar o desenvolvimento da Inteligência Cultural (CQ) de forma situada por parte dos sujeitos de pesquisa (alunos de graduação em Administração) durante um intercâmbio internacional. Para acompanhar esse processo, optou-se por utilizar um aplicativo já existente, o Line®, acessado por smartphones. Essa tecnologia móvel permitiu o acompanhamento diário dos estudantes, por meio de suas postagens de vídeos, textos e fotos e também suas interações em tempo real por chat. Além do acompanhamento pela comunidade online, foram realizadas três entrevistas, uma no início do intercâmbio, outra durante e uma após o intercâmbio, a fim de entender esse processo de desenvolvimento. Os principais resultados indicam que o desenvolvimento da Inteligência Intercultural (CQ) acontecia no cotidiano, nas vivências do dia a dia dos alunos em interações interculturais não só com estrangeiros locais, mas também com estrangeiros de diversas nacionalidades e, em sua maior parte, fora do ambiente acadêmico. A tecnologia móvel, além de permitir o acompanhamento dos sujeitos durante o intercâmbio, também possibilitou interações entre eles, que estavam em diferentes contextos, mas vivenciando desafios semelhantes. Essas trocas de experiências, por meio da tecnologia, geraram aprendizagem, porém não tão intensas como a aprendizagem no contexto situado. As evidências da pesquisa apontam para o desenvolvimento de diferentes dimensões da CQ, de forma situada, especialmente as dimensões motivacional e cognitiva.