Resumo:
Este trabalho tem como objetivo entender quais capacidades o pequeno e médio varejo alimentar no RS (Brasil) poderia desenvolver para se adaptar ao movimento de transformação digital. Para isto, foi sugerida uma dimensão de pesquisa baseada em quatro categorias de análise: (1) Cultura e Estratégia; (2) Processos e Tecnologias Emergentes; (3) Cadeia de Valor e; (4) Capacidades e Configuração de Recursos. Estas dimensões foram baseadas no referencial teórico de Transformação Digital, Capacidades Dinâmicas e Capacidades de Marketing. O estudo contou com uma abordagem multimétodos, com um questionário quantitativo exploratório e, entrevistas com empresários do setor e especialistas de marketing e varejo, que contribuíram para o entendimento das motivações, barreiras e oportunidades para os varejistas de pequeno e médio porte em relação à transformação digital. Os resultados obtidos indicam para o estágio inicial de desenvolvimento digital dos varejistas do setor no estado do RS, visto que as mudanças em decorrência da transformação digital estão sendo responsiva e não incorporadas a estratégia do negócio e; conclui com uma tabela de capacidades a serem desenvolvidas, baseadas na literatura proposta, para que o setor melhore sua competitividade frente aos cenários de mudança.