| Autor | Medeiros, Livia Keiko Nagao de; Silva, Josie Agatha Parrilha da; Silva Junior, Nelson; |
| Lattes do autor | http://lattes.cnpq.br/5312440197995128; http://lattes.cnpq.br/7528954595127003; |
| Instituição | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
| Idioma | pt_BR; |
| Título | Análise do modernismo de Tarsila do Amaral através de prática com 9º ano do Ensino Fundamental; |
| Resumo | Este trabalho foi realizado com os alunos do nono ano do Colégio Estadual Professor Eugênio Malanski (CEPEM), no período de agosto e setembro de 2017. A metodologia utilizada foi baseada na Abordagem Triangular, proposta pela autora e arte-educadora Ana Mae Barbosa. A abordagem consiste na contextualização histórica do movimento artístico, na análise de obras e na produção artística pelos alunos (BARBOSA, 2014). Com auxílio da professora supervisora, os bolsistas do PIBID de Artes Visuais da UEPG elaboraram planos de aula referentes ao tema, ministraram aulas expositivas e dialogadas e por fim implantaram a atividade prática que consistiu na produção de pinturas baseadas em pontos turísticos ou localidades da cidade de Ponta Grossa que os alunos mais gostassem.; |
| Palavras-chave | Artes visuais; Ensino de Arte; Modernismo; Tarsila; |
| Tipo | Resumo de evento; |
| Data de defesa | 2017-12-13; |
| Direitos de acesso | openAccess; |
| URI | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/8626; |
| Titulo do Evento | II Encontro das Licenciaturas da Região Sul, 2017; II ENLICSUL, 2017; II PIBID/UNISINOS, 2017; Tema: Práticas de Iniciação à Docência na Região Sul: enfoques, avaliação e perspectivas; |